terça-feira, 24 de novembro de 2015

Menino não entra

Hoje deparei-me com este artigo. Por acaso já tinha ouvido falar desta livraria, mas na minha inocência achei que davam preferência a escritoras mulheres.  Até pensei que estariam a apostar num nicho de mercado, estilo uma livraria só de ficção cientifica, fantasia, etc.
Mas afirmar que só colocam escritores masculinos se fizer sentido que as mulheres os leiam parece-me parvo e até preconceituoso. Lutamos pela igualdade para isto?
 
Não preciso de fazer uma análise exaustiva ao que li até à data para saber que dominam as autoras femininas. Mas isso tem uma explicação simples, leio muitos romances cor-de-rosa onde as autoras são, quase sempre, do sexo feminino. E nos livros dos autores que valem mesmo a pena ler, de uma maneira geral acho que os livros escritos por mulheres têm melhores protagonistas e se há coisa que me irrita é ler maus personagens femininos. Este ano os melhores livros que li foram todos assinados por homens. Era caso para ir a esta livraria e ver se eles andam por lá.  

2 comentários:

Patrícia disse...

Concordo contigo. E olha que até tinha curiosidade em relação a essa livraria porque acho piada a uma livraria só com livros escritos por mulheres. Mas, para mim, faz sentido que mulheres e homens leiam mulheres e homens. É tão tolo só ler homens como só ler mulheres.
Boas leituras

Madrigal disse...

eu que vivo no Porto já tinha pensado em ir lá, mas depois desta noticia acho melhor não ir :)