sábado, 2 de janeiro de 2016

O que é que a Madrigal vai ler em 2016

Quando termino um livro tenho sempre dificuldade em escolher o que ler a seguir. Muitas vezes acaba por ser uma escolha natural, mas salvo essas raras vezes não é fácil escolher o que ler a seguir. Em 2015, no meu clube de leitura decidimos no inicio de cada ano escolher os títulos que queremos ler. Um processo simples, cada uma dá duas ou três sugestões, faz-se uma votação e os mais votados são os que lemos.
Decidi fazer algo semelhante e assim comecei a escrutinar as prateleiras para decidir o que ler. Algumas escolhas foram pensadas, outras são completamente aleatórias.
 
 
Outlander - A Viajante de Diana Gabaldon - naturalmente que assim que terminar o segundo livro quero ler o terceiro. Se a Casa das Letras não falhar também lerei o quarto, a editar em Maio.
 
 
Uma Morte Súbita de J.K. Rowling - a magia do Harry Potter nunca me afectou por isso só vi os filmes. Vi a adaptação deste livro, mas não achei nada de especial. Já li que a série não fazia jus ao livro que dizem ser muito bom. Resta-me ler e perceber onde está a verdade.
 
 
O Paciente Inglês de Michael Ondaatje- Vi o filme há uns anos, muito depois de ter saído e lembro-me de ter gostado, muito até. Mas actualmente não me lembro de quase nada. Penso se será realmente uma história memorável ou apenas mais uma história que será boa para quem a vê ou lê e se identifica com ela. Espero que a leitura do livro clarifique esta dúvida.
 
 
Os Três Mosqueiros de Alexandre Dumas- São muitas as adaptações que se fizeram deste livro. Eu já vi algumas, claro. Vi também os desenhos animados e a versão canina aka Dartacão. Mais recentemente vi a série da BBC. A primeira temporada foi fraca, a segunda foi um pouco melhor e foi enquanto via segunda temporada que decidi ler este livro.
 
 
The Making Of Pride And Prejudice de Sue Birtwistle & Susie Conklin - é um livro sobre os bastidores da adaptação de 1995 de Pride And Prejudice. Já o devia ter lido há muito, mas como se costuma dizer: mais vale tarde do que nunca.
 
 
Dá-me-te de Fernando Dinis - comprado numa altura em que costumava comprar livros de autores estreantes, nunca o li e o Fernando Dinis apenas publicou mais um livro.
 
 
O Livro de Sabores Perdidos de Nicky Pelegrino - tenho duas amigas que dizem ser bom, dentro do género livro rosinha de amor. Mete Itália e culinária. São três argumentos de peso.
 
 
O Tempo Entre Costuras de Maria Dueñas - Vi este livro muitas vezes quando pesquisava no wook, aparecia nas sugestões, do quem comprou este também comprou... Não sei porquê achei sempre que era sobre o que vestir e não um romance. Só percebi que era um romance quando vi o trailer da série espanhola que adaptou o livro. O que vi fez-me comprar o livro.
 
 
As Travessuras da Menina Má de Mário Vargas Llosa - foi comprado quando o autor ganhou o prémio Nobel, mas nunca o li. Nem sei bem do que trata ou sobre o que escreve Mário Vargas Llosa. Mas em minha defesa tenho a dizer que na altura comprava sempre um livro de quem ganhasse o prémio Nobel, pois se ganhou é porque é bom.
 
 
E já agora deixo aqui a lista do clube, sem observações pois as escolhas não foram todas minhas:
 
O caso Jane Eyre de Jasper Fforde
Morgadinha dos Canaviais de Julio Dinis
Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marques
Além Tejo de Catarina Araujo
Perguntem à Sarah Ross de João Pinto Coelho
 
A estas duas listas acrescento o segundo da série Florença do Sylvain Reynard e ainda um livro que vai ser publicado por uma amiga minha.
 
Não sei se vou conseguir ler estes livros todos ou se vou até ler mais. No final do ano prometo vir aqui e dizer quais foram os melhores e os piores. Já sabem que todos os meses, escrevo algumas linhas sobre as leituras do momento e quase sempre escrevo uma opinião quando termino o livro.
 
Bom ano a todos e boas leituras.

2 comentários:

P disse...

O O Tempo Entre Costuras de Maria Dueñas e o Para Além Tejo são muito bons.
Que giro, A Morgadinha dos Canaviais foi o clássico do meu bookclub do no ano de 2015, e os Três Mosqueteiros é o clássico de 2016.

Boas Leituras, Bom Ano.

Madrigal disse...

se este ano tb vais ler os três mosqueteiros depois podemos trocar algumas impressões ;)
eu tenho expectativas altas para a morgadinha pois já me disseram que o Julio Dinis é parecido com a Jane Austen. os outros dois espero gostar :D