quarta-feira, 6 de abril de 2016

Perguntem a Sarah Gross de João Pinto Coelho

Há quem goste de ler sobre o Holocausto ou até mesmo ver filmes sobre este tema. Pessoalmente é algo que evito, mas a sinopse deste livro intrigou-me e quando uma das minhas amigas do clube do livro sugeriu este livro, não hesitei em votar nele. O livro tem muitas reviews positivas no Goodreads, mas eu não lhe vi nada de extraordinário.
O livro é contado a dois tempos, um antes e durante a Segunda Guerra Mundial e outra em 1969, num colégio privado. O primeiro grande problema do livro é não soar português, mas sim uma tradução. Pessoalmente se leio algo de um escritor português, gosto que o livro tenha portugalidade, se for inglês, soe inglês...
Se havia vontade de falar sobre o Holocausto, eu gostaria muito mais se ter lido sobre os judeus que vieram para Portugal na altura. Mas isto é o meu gosto a falar.
Se for mais objectiva, direi que a parte de 1969 é previsível e no fim nem entendi muito bem para que ela serve, mais valia termos só a parte da segunda guerra mundial.
 
Se for pensar nas personagens também não lhes vi nada que seja digno de nota. Além disso a revelação final pareceu-me algo forçada. Não entendo porque é que ultimamente os escritores teimam em fazer revelações bombásticas que em nada adiantam ou ajudam à história.
Contudo gostaria de salientar que a parte em que é descrita a vida no campo de concentração de Auschwitz está muito bem escrita e tive que ler aos soluços pois o relato era aflitivo.

2 comentários:

Patrícia disse...

Olá
Apesar de ter gostado imenso do livro (e a parte de 69 é até a minha preferida) gosto sempre de ler opiniões diferentes. Fazem com que o livro e as opiniões sejam mais reais uma vez que não há unanimidades :)

Falando em segunda guerra mundial e a participação portuguesa deixa-me sugerir-te os seguintes

“O último Acto em Lisboa” e “Uma companhia de estranhos”, ambos de Robert Wilson e “A última noite em Lisboa”, de Sérgio Luís de Carvalho.

Gostei imenso dos 3.

Beijinhos e Espero que o próximo livro seja mais do teu agrado 

Patrícia

Madrigal disse...

Olá Patrícia,

eu sei que muita gente gostou do livro, mas eu não lhe vi nada que me fascinasse realmente, com excepção da parte final onde relatam a vida do campo de Auschwitz.

Também gosto de ler opiniões diferentes da minha, mesmo que a pessoa tenha gostado e eu não ou vice-versa. Em ambos os casos há muitas vezes pontos que a outra pessoa salienta e que eu não tinha notado ou dado tanta importância.

Obrigada pelas sugestões. Vou tê-las em conta na próxima vez que for às compras.

beijinhos.