terça-feira, 26 de julho de 2011

Ao ler esta notícia, a primeira coisa em que pensei foi que este comportamento era uma invasão de privacidade.
E mesmo que não fosse, eu penso que há que separar as águas e lá por dizermos um monte de disparates em redes sociais, isso não significa que sejamos menos capazes de fazer o nosso trabalho. Eu tinha uma colega de trabalho que era bastante desagradável e era boa naquilo que fazia.
Contudo esta avaliação feita sobre o que se disse ou não na internet é um bocado tendenciosa. As pessoas no facebook estão a falar para amigos, conhecidos, pessoas que as conhecem logo sabem ler nas entrelinhas e não levar a sério o que é dito. Num blogue e como na maioria das vezes não se conhecem os leitores, os bloggers expressam-se de outra forma. Um desconhecido dificilmente entenderá que quem escreveu estava a ser sarcástico ou brincava com um assunto sério. Quantas vezes eu já escrevi posts que nunca viram a luz do dia precisamente porque as ideias não eram suficientemente claras para serem entendidas? Ou não comentei dizendo determinada coisa porque sabia que não me iam entender precisamente porque nunca havia comentado aquele blogue?
Se não houver discernimento por parte de quem faz este trabalho, que eu considero abusivo, haverá gente competente a perder oportunidades de trabalho. Há que separar o trigo do joio e perceber que aquilo que fazemos, dizemos nas nossas horas de lazer, pouco ou nada influencia a nossa conduta no local de trabalho, pelo menos na maioria das vezes.
.

Nenhum comentário: