domingo, 27 de agosto de 2017

The Handmaid's Tale, será que devemos ter medo do futuro?

Comecei a ver a série The Handmaid's Tale, que adapta um livro de Margaret Atwood. Não li o livro e também nunca li nada desta escritora.
Tinha uma vaga ideia do que era a série, pelo trailer e por uma sinopse que li. O que é certo é que há uns tempos, quando a série estreou, lia algures um titulo que aquilo devia ser um alerta para as mulheres. Eu só li o titulo mas pareceu-me exagerado.
 
Agora que já vi alguns episódios não me parece tao exagerado. Resumidamente e não querendo spoilar. A história passa-se numa distopia onde as mulheres que podem ter filhos são uma espécie barriga de aluguer para as mulheres que não podem ter.
 
Cada vez mais a infertilidade é um problema, a ciência ajuda muitos casos mas muitos não podem ser "ajudados". Será que chegamos a um ponto que ter um filho se torna algo tao impossível que quem os pode ter acaba por ser visto como algo que pode ser usado para reproduzir e não uma pessoa?
 
A verdade é que a série, à sua maneira, reflecte sobre isto, tudo isto ajudado por um fanatismo religioso. E já sabemos onde o fanatismo nos leva. Esperemos que isto seja só uma boa imaginação e não a realidade futura.
 

 

Nenhum comentário: