segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Central do Brasil de Walter Salles

Quando pensamos no Brasil, pensamos sempre no calor, nas novelas, no samba, no futebol, raramente pensamos em filmes e muito menos em filmes que vale a pena descobrir.

Central do Brasil conta a estória de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida a escrever cartas. Todos os dias, Dora senta-se numa estação de comboios no Rio de Janeiro e escreve cartas para aqueles que não as sabem escrever ou melhor não sabem ler e escrever. Ironicamente, ela tem um tabuleta que diz isso mesmo: escrevem-se cartas. Mas Dora, não se limita a escrever as cartas, fica também encarregue de as enviar. Contudo Dora assume-se como um Juiz das cartas, já que em vez de pô-las a todas no correio, algumas deita fora e outras guarda até decidir o que fazer com elas. Um dia, uma das cartas que escreve tem como destinatário o pai de uma criança, que entretanto é feito orfão pelas forças do destino. Dora, assume então a missão de levar a criança até o Nordeste onde o pai vive.
Este filme é uma viagem ao Brasil que não aparece nas novelas nem nos folhetos turísticos, em suma o verdadeiro Brasil e claro ao seu cinema, que acredito tenha muitas estórias para contar e que vale a pena descobrir. Pena que essa descoberta seja continuamente negada por uns senhores que continuam a achar que o bom do cinema é o de Hollywood, de preferência protagonizado pela loira Katherine Heigl ou pela ex do Brad Pitt, a Jennifer Aniston. E para a ala masculina, não sei, quem é que está na berra? Resumindo e concluindo, procurem o filme naqueles sítios que sabemos e vejam, por que decidamente vale a pena!


Nenhum comentário: