terça-feira, 24 de agosto de 2010

North and South - Elizabeth Gaskell

Ler um livro que já se viu o filme ou série, poucas surpresas pode trazer. Contudo é sempre interessante, ver as cenas que foram cortadas, aquelas que foram adaptadas respeitando a ideia, mas sem o diálogo original e como algumas que são mencionadas e/ou descritas, são trazidas à vida pelo argumentista. Outra ideia é ver como o escritor descreveu os personagens e até que ponto os actores escolhidos são "fiéis" a essas descrições. Agora, chega o ponto em que digo que prefiro ler o livro a ver o filme ou série, porque fica sempre muito por dizer e aquilo que os personagens sentem poucas vezes é explorado da melhor forma no pequeno ou no grande ecrã. Mas verdade seja dita, muito raramente o livro traz consigo surpresas e aquela vontade de ler, aquela ânsia pelos minutos em que vamos estar com o livro, só nós os dois, muito igual aquela que se sente quando se deseja ver a pessoa que roubou o nosso coração...
Por isto tudo que disse não esperava ter tanto prazer, de me sentir extasiada a cada página com a leitura deste livro e até de ansiar pelas horas em que podia lê-lo, uma vez que tinha visto uma adaptação feita pela BBC, também ela excelente.
Antes de falar um pouco do livro, deixem-me dizer que me dói a alma cada vez que penso que o livro não está traduzido para português e que Elizabeth Gaskell, é pouco ou nada conhecida, mesmo entre os nativos da língua inglesa; sinto isto porque o livro é uma verdadeira obra prima, é um daqueles que fica connosco para sempre e nunca se esquece por muitos livros que se leiam.
A meio do século XIX, em plena Revolução Industrial, o sul inglês é ainda um local rural, aprazível. O norte, tem céus cinzentos, chaminés que expelem o fumo negro das máquinas que nunca param. A estória de North and South começa com a mudança da família Hale que toda a sua vida teve casa na rural cidade de Helstone, onde Mr. Hale era o pároco. As suas dúvidas religiosas ( nunca é esclarecido, quais são) levam-no a deixar a igreja e a mudar-se para a cidade de Milton no Norte. Aqui a família Hale toma contacto com as más condições de vida dos operários das fábricas e com os donos das mesmas. Como não pertencem nem a uma classe nem à outra, são excelentes observadores dos conflitos que surgem entre ambas. Mas claro que nenhum livro fica completo sem ter a sua estória de amor, aqui protagonizada por Margaret, filha do Mr. Hale, e Mr. Thorthon, dono de uma fábrica. Gaskell, dá a todos tempo de antena para conhecermos bem todos os personagens, analisa-os de vários ângulos e como se isto não fosse suficiente ainda temos personagens secundários que são tão bons como os principais. Mas não é tudo, percebemos o lado do operário e do seu patrão e nunca a autora toma partidos.... Além disso, esta escritora é realmente dotada na escrita, consegue cativar em todos os momentos, mesmo aqueles que são mais aborrecidos. Realmente uma pena que o livro seja tão pouco conhecido!!

Nenhum comentário: