quarta-feira, 31 de março de 2010

The Cranberries - Dreams

Se um dia escrevesse um guião de um filme, e tivesse de escolher uma música para os momentos finais, esta seria a minha escolha. Acho que dá mesmo aquela ideia de que a história não acaba ali e aquilo é apenas o começo...


terça-feira, 30 de março de 2010

Das boas surpresas

Há dias fui a uma consulta médica e enquanto esperava descobri misturado com as revistas um livro de Banda Desenhada. Nunca fui fã do género, mas li alguns livros da Disney na infância. O livro, em questão, é da Cathy Guisewite e trata das aventuras e desventuras de uma mulher solteira. Por acaso já conhecia isto de ver aqui e ali na imprensa escrita. No entanto, nunca percebi que era tão delicioso de se ler e proporcionava um momento bem agradável. Gostei desta surpresa e claro na Feira do Livro, aproveitando ser mais barato, irei comprar um destes livros. Creio que serão óptimos para descontrair depois de um dia de trabalho.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sócrates no computador

-TOU?? Mariano Gago? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui, porque o meu curso de informática foi tirado na Independente e o professor faltava muito. Estou a experimentar um destes novos computadores dos putos, o Magalhães, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada? - Desculpa?....
- Aquilo fecha a que horas?
- Zé, meteste a Password?
- Sim! Quer dizer, copiei a da Maria de Lurdes.
- E não entra?
- Não, pá!
- Hmmm....deixa-me ver... qual é a Password dela?
- Cinco estrelinhas...
- Oh, Zé!....Bom, deixa lá agora isso, depois eu explico-te. E o resto, funciona?
- Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: 'Cannot find printer'! Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao Monitor e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!
- Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente ordem de impressão.
Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.
- Mariano, já posso dar a ordem de impressão?
- Olha lá, porque é que desligaste o telefone?
- Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?
- Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.
- Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?
- Oh, Zé... Foooooodasss... Eh, pá! esquece.... Vamos fazer assim: clica no 'Start' e depois...
- Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...
- Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí... Olha lá, e já tentaste enviar um mail?
- Eu bem queria, pá! Mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do 'a'.
- O circulozinho...pois.... Bom... vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas, Ok?
- Espera aí...
- Zé?...estás aí?
- Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?
- Fooodasss Zé.... Senta-te, OK? Estás a ver aquela cruzinha em cima, no lado direito?
- Não tenho cá cruzes no Gabinete, pá!...
- óóóóóóóóóóóóólha para a porra do monitor e vê se me consegues ao menos dizer isto: o que é que diz na parte debaixo do écran?
- Magalhães.
- Eh, pá! Vai pró....ca
- Mariano?... Mariano?... 'Tá lá?... poooorrrrraaaa o que é que lhe deu?... Desligou....


( recebi por e-mail)

domingo, 28 de março de 2010

Ler isto não me surpreende. Portugal liga muito pouco às pessoas que têm ( tiveram) valor para o país.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Estado Civil

Ouço falar tanto no Facebook, que por mera curiosidade, decide registar-me. Estava a ver as informações do perfil quando no estado civil para além das opções habituais, casado, solteiro, etc, verifico que existe uma que é "complicado" isto significa concretamente o quê? Casado, à beira do divórcio? Solteiro, perto do casamento? Pessoa com uma relação extraconjugal? Mas isto lá é um estado civil?? Ou eu estou a ficar velha ou o mundo está a ficar demasiado moderno e eu não estou a acompanhar. Para mim só existe, solteiro, casado, viúvo e claro com namorado(a). Mas da próxima vez que alguém me perguntar o meu estado civil direi: complicado!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Um ano de Random Toughts

Há um ano, precisamente a esta hora nascia este blogue. Para abrir as hostilidades, achei por bem colocar um poema. Escolhi um que na altura andava no meu pensamento. Curiosamente, não dei muito espaço à poesia durante este ano.
Comecei o blogue porque tinha demasiado tempo livre e queria ocupá-lo, além disso pareceu-me uma forma de voltar a incentivar-me a escrever. Há uns anos escrevi uns quantos textos e poemas, depois, por motivos pessoais, abandonei. Mas a determinada altura comecei a sentir falta dessa actividade. Curiosamente, nunca escrevi nenhuma ficção para o blogue. O bloqueio continua, mas ao contrário do ano anterior, acho que tenho mais facilidade em me expressar.
À medida que os dias passaram achei sempre que aquele post era o último, que já não iria surgir mais nada. Isto sim, foi a grande surpresa, todos os dias há algo para colocar no blogue. Claro que há dias em que se escreve três posts e programam-se para os dias seguintes e outros em que se adia o post do dia para colocar algo mais actual. Há posts que são verdadeiros choradinhos sobre as coisas que eu acho que estão mal, outros terão a utilidade de divulgar um livro ou filme menos conhecido e outros serão pura parvoíce. Mas sinto-me orgulhosa deste espaço principalmente de conseguir actualizá-lo todos os dias. O blogue não têm muitas visitas, mas isso não é importante, o bom é escrever e continuar. O meu obrigada a todos os que cá vêm.

quarta-feira, 24 de março de 2010

She began now to comprehend that he was exactly the man who, in disposition and talents, would most suit her. His understanding and temper, though unlike her own, would have answered all her wishes. It was an union that must have been to the advantage of both; by her ease and liveliness, his mind might have been softened, his manners improved, and from his judgment, information, and knowledge of the world, she must have received benefit of greater importance.


do livro "Orgulho e Preconceito de Jane Austen

terça-feira, 23 de março de 2010

A doce sedução atrai-me e eu deixo-me ir.


(  publicidade à Buondi, vista no Metro)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mini-série Emma

A RTP 2, exibe hoje a partir das 22h40m, a mini-série Emma. Trata-se da adaptação do livro com o mesmo nome de Jane Austen. Depois de ter começado a ler o livro por ter visto esta série, vai saber-me bem revê-la. Acrescento que cabe a Romola Garai o papel de Emma, considero-a uma das actrizes mais promissoras da actualidade.

sábado, 20 de março de 2010

Com certeza que todos aqueles que acompanham um blogue, a determinada altura têm curiosidade de saber como é quem o escreve. Para satisfazer possíveis curiosidades aqui fica a minha versão South Park, feita pela J.  A partir de hoje a minha "foto" no perfil do blogger.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Michael Fassbender

Depois de ver o Michael Fassbender no Fish Tank, penso que a nova a adaptação do livro Jane Eyre, será ainda pior do que inicialmente temi. Depois do Toby Stephens e do seu fabuloso Mr. Rochester, na série da BBC de 2006, sempre achei ( eu e as outras fãs dele) que ninguém conseguiria igualar aquilo que ele fez com o papel. Mas confesso que tinha esperanças que embora o Michael não fosse tão bom, ao menos proporcionasse um desempenho que não me fizesse doer o estomâgo. Receio que este filme irá ser um grande desperdicio de dinheiro. Mas a ver vemos, as filmagens ainda vão começar e há sempre a possibilidade de ele surpreender. Agora, nunca irá conseguir igualar o Toby Stephens, isso é tão certo como dois e dois serem quatro. E tudo isto relembra-me que tenho de arranjar espaço na minha agenda de leituras para reler este livro.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fish Tank

Ver o filme Fish Tank e não pensar no Precious, é ímpossível, os filmes aproximam-se. Em ambos encontramos uma adolescente com um ambiente familiar pouco saudável. No entanto a vida familiar de Precious é muito mais pesada, curiosamente, este é dos dois, o filme que apesar de tudo apresenta uma mensagem de esperança. Há muito que percebi que os europeus quando fazem filmes, não vão de encontro às esperanças, à ideia que o futuro pode ser melhor. Os americanos vivem mais a filosofia do "Yes, we can" enquanto os europeus pintam a realidade sem necessidade de a tornar mais suave. No fim, penso que Mia, a menina do Fish Tank, terá um futuro semelhante aquele que a mãe lhe deu e Precious talvez consiga descobrir o que é a felicidade. Não, Fish Tank não é muito pesado apenas foge da citadina e bonita Londres, para aqueles bairros, onde as pessoas são pobres, vivem das ajudas do Estado e poucos sonhos alimentam porque sabem que os mesmos são impossiveis de realizar. Confesso que não consegui sentir simpatia por Mia como a que senti por Precious. Mas a culpa não é da Katie Jarvis, é mesmo de quem escreveu o argumento...


quarta-feira, 17 de março de 2010

Embora seja a Primavera que está a chegar, a RTP Memória adiantou-se no tempo e entrou já no Verão. Sim, queridos leitores, temos isto de volta. Todos os dias a partir das 20h16m.

terça-feira, 16 de março de 2010

Modas Literárias

Quando pensamos em Moda pensamos em roupa, calçado, acessórios de moda( colares, cintos, carteiras, etc) e se quisermos ser mais abrangentes podemos incluir os cabelos e a maquilhagem.

Agora, este conceito alargou-se e chegou aos livros. Em 2003, Dan Brown publicou o “Código DaVinci” e o mesmo conheceu um enorme êxito mundial. Isto reflectiu-se nos livros que a seguir foram escolhidos pelas editoras para serem publicados. Todos revelavam um segredo escondido e que a ser descoberto pela Humanidade mudaria o rumo da História. As montras das livrarias tinham cartazes onde diziam que se gostou do Código Da Vinci iria adorar aquele livro.

Actualmente, a moda são os vampiros, iniciada com o livro “Crepusculo” de Stephanie Meyer. Amanhã serão certamente as meninas que gostam de usar o telemóvel Nokia.

A primeira pergunta a fazer é: o que faz destes livros fenómenos?

Vivemos num mundo que muitas pessoas não têm hábitos de leitura e estes livros, são por norma de leitura fácil e não tendo muitos momentos mortos, acabam por atrair mais do que aqueles que são considerados clássicos.

Longe de mim questionar os hábitos de leitura dos outros, para mim é importante que todos leiam e ninguém começa por ler livros grandes e cheios de palavras complicadas.

O que me irrita nestes fenónemos é precisamente o facto de serem fenómenos e depressa passarem. Quem irá lembrar o Dan Brown daqui a 10 anos? Ou alguém lembra aquele livro que comprou precisamente por ser parecido com o Código da Vinci?

Além disso, por haver tantos livros sobre o mesmo as pessoas acabam por ler sempre dentro daquela temática e não procuram livros com outras temáticas.

Outras opiniões que leio na internet reflectem mesmo esse enjoamento pelas “modas” de segredos e dentes afiados, mas infelizmente a maioria fica de sorriso nos lábios cada vez que surge um livro da “moda”.

O problema começa nas editoras. Há muito que deixaram de ser icones culturais e tornaram-se em máquinas de fazer dinheiro. Se deixar a imaginação correr solta, imagino que nas suas instalações há uma cave onde guardam os manuscritos que vão recebendo por temáticas. Sim, imagino uma grande cave, escura com a música de fundo do genérico da série Ficheiros Secretos, e os livros em contentores com uma etiqueta: segredos da humanidade, vampiros,! lobisom ens, mullheres com sucesso profissional mas vida amorosa desastrosa, etc. Quando alguém aposta num determinado fenomeno, estes livros emergem para a superfície independentemente da qualidade que têm. Só assim consigo explicar a velocidade com que estes livros surgem.

Não haverá solução para este problema, mas acredito que as pessoas possam começar a separar o trigo do jóio e interessar-se por livros fora de moda.

( escrito para a formação que estou a frequentar, no âmbito da disciplina de Português)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Se eu escrever 100 vezes que a tecla a usar é o F4 e não o F2 e que é ENCOMENDA e não REQUISIÇÃO será que na quarta-feira não faço asneira no teste???

domingo, 14 de março de 2010

De volta à Adolescência

depois de ter passado parte da minha tarde a resolver exercícios de matemática, eis que ligo a televisão e encontro um grande clássico dos meus tempos de adolescência: "Querida, eu encolhi os miúdos" Parece que voltei a ter dezasseis anos outravez e divido o meu tempo entre o estudo e as comédias feitas para a minha época de adolescente. Quem sabe se no próximo fim de semana que tiver que estudar, encontre esse grande clássico que é o Regresso ao Futuro. :)


sexta-feira, 12 de março de 2010

Do talento

depois de ter visto umas fotografias do casamento do meu irmão tiradas por um dos convidados, percebi que o fotográfo oficial não tinha jeito nenhum para a coisa. E olhem que eu não percebo nada de fotografia, mas considero estas fotos muito mais interessantes, têm ângulos que revelam o gosto, a imaginação e o talento de quem as tirou.

quinta-feira, 11 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

esperando...

Amo-te tanto que não sei amar, amo tanto o teu corpo e o que em ti não é o teu corpo que não compreendo porque nos perdemos se a cada passo te encontro, se sempre ao beijar-te beijei mais do que a carne de que és feita, se o nosso casamento definhou de mocidade como outros de velhice, se depois de ti a minha solidão incha do teu cheiro, do entusiasmo dos teus projectos e do redondo das tuas nádegas, se sufoco da ternura de que não consigo falar, aqui neste momento, amor, me despeço e te chamo sabendo que não virás e desejando que venhas do mesmo modo que, como diz Molero, um cego espera os olhos que encomendou pelo correio.


In Memória de Elefante de António Lobo Antunes.


( a negrito a minha parte favorita, quantas vezes não esperamos por coisas que sabemos que nunca irão acontecer??)

segunda-feira, 8 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Do Português

Na formação que estou neste momento a frequentar temos aulas de Português. Numa dessas sessões estivemos a explorar as palavras que usamos. Ao contrário daquilo que pensamos nem todas as palavras são herança dos romanos e do seu latim, muitas são herança dos árabes, dos cartagineses ou mesmo dos celtas. Isto tudo remeteu-me mais uma vez ao excelente livro que é Budapeste de Chico Buarque. Quem leu sabe que a determinada altura o José Costa tem uma espécie de ataque de saudades da sua língua e ao perceber que o telefone faz eco, começa a dizer palavras, só para ouvi-las novamente, privado que estava de falar e ouvir português.
De notar que algumas palavras que entraram no nosso vocabulário foram "roubadas" aos povos que conquistamos na altura dos Descobrimentos.

sábado, 6 de março de 2010

E já que ontem falei deles aqui fica a participação num dos episódios dos "Simpsons"

sexta-feira, 5 de março de 2010

The Swell Season - Low Rising

Depois de conquistarem o mundo com a música do filme " Once" eis que Glen Hansard e Marketa Irglova ( The Swell Season) regressam para nos voltarem a encantar. Aqui fica o Low Rising




quinta-feira, 4 de março de 2010

A nossa vida é definida por oportunidades... mesmo aquelas que perdemos.


do filme "O Estranho Caso de Benjamim Button"

quarta-feira, 3 de março de 2010

A estreia do filme Nowhere Boy, já não está marcada para dia 4 de Março, neste momento, não tem data nenhuma. Eu bem que achei que era cedo demais para este filme chegar cá e não me enganei. Eu sabia que a data ia ser mudada, os meus pressentimentos batem sempre certo. Se ao menos adivinhasse os números do euromilhões como acerto estas coisas era uma mulher rica e ia a Londres ver o filme. E não, caríssimos leitores desta vez não irei reclamar por isto, é que se o fizer o blogue torna-se repetitivo...

terça-feira, 2 de março de 2010

Bom Funcionamento

Há uns anos quando descobri o Toby Stephens, "assinei" um serviço do Google, em que recebo um e-mail cada vez que o nome dele aparece algures na Internet. E ontem como falei dele aqui recebi um e-mail. É sempre bom saber que o serviço funciona a 100%!

segunda-feira, 1 de março de 2010

The Real Thing

Eu era bem capaz de dar todos os meus livrinhos e dvd's, os meus bens mais preciosos, só para puder ir ver o Toby Stephens e a Hattie Morahan, na peça The Real Thing. Como eu invejo quem pode ir ver estes dois grandes actores. Eu apenas vi a Hattie numa adaptação de Sensibilidade e Bom Senso, mas fiquei completamente rendida, a actuação dela meteu no bolso a da Emma Thompson, no filme de 1995. E claro ver o Toby Stephens num palco é um dos meus sonhos.

( Crédito da foto: The Old Vic)