sábado, 22 de outubro de 2011

Meia-Noite em Paris

Há quem diga que Woody Allen já não faz filmes como antigamente e que desde Match Point nunca mais fez nenhum de jeito. Talvez durante anos o Senhor Allen tenha elevado as expectativas que quem se apaixonou pelo seu trabalho a tal ponto que os seus trabalhos mais recente sejam sempre visto como menores. Na minha modesta opinião, raros são aqueles que conseguem sempre fazer  bons filmes e que ficarão na nossa memória e isto vale também para escritores.
Se eu gostei deste novo filme? Sim, muito. Se eu acho que podia ser melhor? Não. Meia-Noite em Paris tem tudo aquilo que eu considero que um bom filme deve ter. Começa com planos muito bonitos da cidade, e aí é fácil adivinhar que Paris não foi escolhida por mero acaso. Houve tempos em que Paris era a cidade onde todos queriam ir e muita gente suspirava por ela. Hoje por causa da série o Sexo e a Cidade, todas suspiram por Nova Iorque.
Paris tem a sua magia, aliás qualquer cidade tem magia própria, desde que saibamos qual é.
Confesso que não dava nada pelo Owen Wilson, mas ele conseguiu neste filme fazer muito bem o papel de um argumentista que escreve filmes medíocres, mas que são sucessos de bilheteira ( o que acaba por ser uma referencia ao próprio Wilson :) ) que vai para Paris. Gil, assim, se chama o personagem de Wilson, anda a escrever um romance, e claro tem todas as dúvidas próprias de quem se aventura nesse campo. Gil tem uma noiva Inez, que depressa percebemos que não tem nada a haver com ele. Gil sente-se atraído pela magia de Paris, e mais ainda por aquilo que Paris era na década de 20. Um dia, ele entra num carro que o leva para esse mundo mágico.
Meia-Noite em Paris, é uma fantasia que nunca será real, mas quem é que nunca sonhou em entrar num carro que o levasse até a uma época qualquer onde pudesse privar, num tu cá tu lá, com personalidades, que marcaram o mundo literário, do cinema, do teatro, da pintura, música ou somente a sociedade??

Um comentário:

A Tulipa Azul disse...

Fiquei curiosa para ver este filme, já ando há algum tempo para ir ver, só que não tenho tido opurtunidade:)