segunda-feira, 6 de maio de 2013

Por ocasião do Dia Mundial do Livro, vi este questionário em vários blogues de livros, como o achei muito interessante, acabei por fazê-lo, aqui ficam as minhas respostas:
 
1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?
Nem por isso, sou capaz de comer umas bolachinhas ou assim enquanto leio, mas geralmente paro para comer.
 
2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Tal como na comida não tenho muito o hábito de beber.
 
3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Eu tenho horror a escrever nos livros, mas há uns tempos encontrei a minha cópia do Amor de Perdição e vi que estava anotada ( estudei este livro na escola) e não me senti muito horrorizada, talvez porque senti que essas anotações estavam contextualizadas…
Mas é algo que não faço, sou capaz de citar no meu blogue alguma passagem, mas recuso-me a tocar num livro.
 
4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Geralmente uso um marcador, mas se não tiver uso um talão de supermercado ou loja.
 
5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Sem dúvida a ficção, é raro ler algo que não seja ficção.
 
6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Eu gosto de ler até ao fim do capítulo, mas nem sempre isso é possível porque os capítulos às vezes são muito longos. Por isso, leio até ao fim da cena ou em falta de fim de cena, leio até ao ponto em que no fim da página está um ponto final.
 
7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite?
Não, sou mais pela violência verbal e começo a insultá-lo.
 
8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Não, eu gosto mais de imaginar o que aquela palavra significa, claro que isso é muitas vezes impossível. Eu tento sempre através do texto descobrir o que aquilo poderá significar, se isso por impossível procuro no dicionário. Por vezes, tentar descobrir através do texto pode ser enriquecedor, uma vez encontrei a palavra logs e através do texto descobri que era lenha. Nunca mais me esqueci da palavra e o meu inglês agradece.
 
9. O que estás a ler presentemente?
O Monte dos Vendáveis de Emily Bronte para um clube de leitura feito com amigas, O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, Valentina – O Lado Obscuro do Desejo de Evie Blake ( que está as ser uma boa surpresa dentro do género) e Rendida de Sylvia Day, já tinha lido em inglês e como a Wook deu a versão digital gratuitamente, estou a reler e a ver que é muito pior do que inicialmente tinha achado.
10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
As Melodias da Minnie para a minha sobrinha.
 
11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Eu sempre fui de ler um livro de cada vez, contudo o ano passado ao envolver-me num clube de livro comecei a ler outro livro para além do que estava a ler para o dito clube. Não queria estar limitada, ainda mais quando o livro do clube era um que eu já tinha lido. A partir daí comecei a ler mais que um ao mesmo tempo, mas isso não significa que esteja sempre a ler mais que um, neste momento estou, mas quando estes acabarem, não sei.
12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Eu leio no meu quarto que é o sítio mais sossegado. A melhor altura depende, pode ser de manhã, tarde, noite, quando se está desempregado e tem-se o dia todo por nossa conta, pode-se escolher. Quando trabalhava lia à noite, isto nos dias que não estava muito cansada.
 
13. Preferes séries ou histórias únicas?
Quando eu comecei a ler mais a sério, quando tinha dezoito anos, as séries eram quase inexistentes e de certa forma habituei-me a ler um livro e a história acabar ali, agora é que existem n séries. Talvez por essa habituação é que eu seja um bocado resistente a séries, além de achar que muitas vezes os desenvolvimentos são maus e pessoalmente gosto da ideia que o livro acaba ali, não sou muito de imaginar o que acontece a seguir quando se fecha a cortina.
 
14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Não. O que acontece é que se vir um livro que li a um bom preço recomendo ou então se alguém disser que está a ler o livro X, eu sou capaz de recomendar o Y por ter a mesma temática ser do mesmo autor ou esteja de alguma forma relacionado com aquele que a pessoa está a ler.
 
15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Eu tenho os livros no mesmo autor juntos, também tenho juntos os que falam sobre Inês de Castro que é uma temática que me fascina, os outros estão todos juntos e misturados.

Nenhum comentário: