sábado, 11 de maio de 2013

eu adoro a série Guerra dos Tronos, mas ao fim de seis episódios desta temporada, acho que aquilo não andou nada ou vá quase nada para a frente:
- A Arya continua perdida e não me parece mais perto de chegar a casa
- a mãe ainda não descobriu que ela não está na corte
- o irmão não está mais perto de ganhar a guerra
- o Jon Snow chegou aos finalmente com a criada de Downton Abbey mas ainda continuo sem perceber se os outros confiam nele ou não
- os starks pequeninos andam para lá perdidos e encontraram dois irmãos que eu ainda não percebi se são do bem ou do mal
- a Sansa continua a não ver que vive rodeada de cobras: Wake up and smell the coffe Sansa!
- o Joffrey nunca mais casa com a ex do Henry Tudor
- a Cercei e o irmão continuam a detestar-se, o pai quer mandar neles à boa moda da época...
- A Danny arranjou mais pessoas para a sua entourage e um exército
- o Theon é torturado episódio sim, episódio não para não enjoar
 
A bem da verdade a única história que avançou e continua a ser boa de acompanhar é o Jaime e Brienne,  a relação deles tem-se desenvolvido de forma, não digo surpreendente, mas coerente, coesa. E eu confesso eu gostava de os ver no fim a caminhar de mãos dadas em direção ao pôr do sol.
Mas a questão mantém-se esta temporada está muito morna, muito parada. Eu sei que são muitos livros e ainda não acabaram, mas eu gostava de ver a história a caminhar em algum sentido, não vejo isso agora. Continuo a gostar, a ver, continua a ter ótimas cenas, ainda melhores interpretações, mas no geral está um pouco parada.

6 comentários:

Jojo disse...

Não leste os livros pois não?
Vem aí uma reviravolta do "catano"( desculpa a expressão!)!!!

Madrigal disse...

Não ainda não li, ando a ver se são todos escritos e publicados para dp começar. Leste em português? a tradução é boa? é que do que tenho visto de outros livros da Saída de EmergÊncia as traduções não são lá grande coisa.
Não precisas de pedir desculpas, eu sou do Norte e aqui usamos muitas expressões ainda piores :)
E que venha a reviravolta!!

Jojo disse...

Li sim em português mas, a Sde, às vezes, faz umas traduções estranhas como Riverrun passou a Correrio. Bizarro! Mas, aparentemente, as edições da SdE são as melhores traduções dos livros dele e o próprio Martin aprova ( não sei é se percebe alguma coisa de português!).
É melhor não esperares que publiquem todos. O homem é um génio, na minha opinião, mas demora anos e anos a escrever um novo volume.
A reviravolta que está para vir é tremenda mesmo! Aliás, o livro que inspira a 3ª e 4ª temporada está cheio de situações assim. :)

Madrigal disse...

precisamente por ter lido que demorava mt a ser publicado um novo livro é que eu pensei ser melhor esperar, não quero ler tudo e ficar à espera principalmente se terminar num impasse. Além disso ler seguido ou mais ou menos porque com certeza que irei ler outras coisas pelo meio ajuda a não esquecer o que está para trás; na série vale-me o" previous on..." LOL
Eu tb já li traduziram o nome do littlefinger, sendo uma tradução de nome para ajudar a entender o que foi escrito até entendo. O que odeio são mesmo traduções literais do original, onde se percebe que quem traduziu tem um fraco conhecimento da nossa língua. Por exemplo traduzirem: in person por em pessoa, quando o correcto é pessoalmente. Nós não dizemos: fui em pessoa entregar a prenda, dizemos: fui pessoalmente entregar a prenda.
Digamos que eu fiquei um bocado de pé atrás com as traduções da Saida de Emergencia dp de ter visto muitas queixas no mural do facebook e de ter lido os excertos disponibilizados dos livros Sylvain Reynard onde era cada tiro cada melro, a ponto de decidir não comprar a edição portuguesa.
Obrigada pela ajuda, assim já viu comprar mais sossegada.

Jojo disse...

Eu acho que os livros do Martin eles têm particular cuidado. São a galinha dos ovos de ouro! As traduções da chancela Chá das Cinco são as mais manhosas.
Eu vou lendo espaçados. Ainda me falta ler os últimos que saíram. Não quero ler e ficar eternamente à espera se bem que, já dei uma espreitadela e raio do homem acaba quase sempre com cliffhangers e neste caso, foi com o Jon Snow que é tão somente das minhas personagens favoritas! Não, irei esperar mais alguns meses antes de os ler. Se bater saudades do Martin leio O Sonho Febril que tenho dele.

Madrigal disse...

eu tb adoro o Jon Snow ;)

pois no caso de um escritor conhecido não podem facilitar ainda mais na época em que vivemos que temos a versão inglesa ao alcance de um clique e a preços muito mais baratos.