quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Rosa Lobato de Faria

Como, já deixei escapar aqui no blog, sou uma apaixonada pela estória de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro. Por isso, mesmo tenho diversos livros que contam esta estória, um deles é a "Trança de Inês" escrito pela Rosa Lobato de Faria. Aqui tenho de fazer uma pequena confissão, eu antes de ler o livro não dava nada por ele. E porquê? Porque na minha cabeça, a Rosa era um bocado Tia e por isso aquilo era uma parvoíce pegada, um romance de cordel, algo dentro desse estilo. Eu sei que é errado julgar pelas aparências, mas infelizmente muitas vezes é dificil evitar isto.
Na minha opinião pessoal " Trança de Inês" é um dos melhores livros escritos sobre a temática Inesiana. A Rosa Lobato Faria agarrou na estória e deu-lhe três tempos distintos, um quando o romance realmente aconteceu, outro no tempo presente e outro no futuro. Tornando-a numa estória que se repete ao longo dos tempos e lhe dá um caracter intemporal. Claro que depois de ler o livro ficou a vontade de ler mais. Numa entrevista que vi, ela dizia que não entendia a escrita de Lobo Antunes, e ao afirmar isso deu-me uma grande lição de humildade. Agora que a Rosa parte, não podia deixar de falar nela aqui.

Um comentário:

Rosa disse...

Interessante como o trabalho da Rosa Lobato de Faria sempre conseguiu marcar as pessoas que tiveram a sorte de o conhcer, independentemente da fase da vida em que se encontravam. Tive a felicidade de conhecer o talento da Rosa quando ainda era uma criança, e ainda bem,ajudou certamente a fazer-me uma criança ainda mais feliz e mais atenta também.
Tenho que ler a "trança de ines",infelizmente não conheço.