quinta-feira, 2 de junho de 2011

a preto e branco

não sei se sou eu que só encontro isto ou se sou a única a reparar, mas a minha impressão é que por aqui na blogosfera, as mulheres ou são solteiras e sem namorado e pintam o diabo acerca dos homens nos seus posts, com todos aqueles esteriotipos que eu adoro ou então são casadas/namoram/vivem com homens que são o último príncipe encantado à face da terra.
Caramba, cada post é sempre o mesmo chorrilho do quanto ele é perfeito. Por isso das duas uma: eu tenho azar e nunca encontrei nenhum príncipe em vias de extinção ou então há por aí muita gente a passar apenas o lado cor de rosa da coisa...

5 comentários:

Anônimo disse...

quem desdenha quer comprar, já dizia o velho ditado.

Porque é que o universo feminino blogosférico fala tanto no "principe encantado"?

Num seculo XXI poucas mulheres quereriam ter um principe encantado ao género do século XVIII que as iriam tratar como os muçulmanos ainda hoje tratam as mulheres deles, após a fase da conquista.

Já eu nunca acreditei em princesas. Sei que já tratei uma ou outra por tal termo mas por simples cortesia. para mim existem 3 tipos de mulheres:
-as grandes mulheres
-as mulheres de ocasião
-as disfarçadas, de longe as mais perigosas
.. num sentido muito lato...

Madrigal disse...

depende daquilo que o termo principe encantado significa para quem escreve, se for uma metafora, para um homem que as ame ou algo assim ou o sígnificado é aplicado mesmo àquilo que se entende que seja um principe. Por exemplo entre as admiradoras de Jane Austen ou de Charlotte Brontë, as mulheres costumam dizer que já encontraram ou ainda não o seu Mr. Darcy ou Mr. Rochester, isto não significa que queiram um homem igual a eles, é apenas uma metafora.
Se muitas mulheres esperam ainda um principe no século XXI, será porque desde a mais tenra idade que lhes incutem a ideia que são princesas, ou as alimentam a estórias demasiado cor de rosa para serem verdade. Eu pelo menos, posso me orgulhar de ver a vida como ela é e apesar de tudo acredito no amor para sempre, mas não no viveram felizes para sempre. A felicidade é feita de momentos, de boas fases, etc.
De resto, este post vai mais no seguinte sentido:
- na minha opiniaõ, há pouca veracidade, naquilo que é dito sobre o parceiro, não existem pessoas perfeitas, e por isso penso que alguns posts, não correspondem 100% à verdade.
Claro que mt gente poderá entender o que escrevi como ressabiamento, mas é apenas aquilo que eu penso, sem invejas nem nada. :)

Anônimo disse...

Ora ai está outro mito. Muita mulher fala na "educação" e nas "histórias que ouviam em crianças" etc, etc.. sobre o principe encantado, na metáfora do homem perfeito, mas não creio q isso seja coisa da nossa geração, e muito menos da minha sobrinha q tem 7 anos em que em vez de principes em histórias cor de rosa quer é jogar wii e play station. Acho q é mais coisa do cinema e dos livros, que apesar de serem muito bonitos nao correspondem à verdade nem à realidade.

Madrigal disse...

certo, o cinema influencia, mas quem é que é o público alvo das comédias românticas ou de livros com supostas grandes estórias de amor? As mulheres! Muitos livros e filmes são feitos para agradar a este público. E claro, que a educação tb influencia,a sociedade. Tudo depende da forma como a criança é educada. A tua sobrinha será assim, mas há muitas meninas que não são. Ainda há pouco tempo uma de 4 anos, ficou mt desiludida porque uma caneta que lhe dei para fazer um desenho escrevia a azul, era pensava que escrevia a cor de rosa, pq era desta cor. Foi tb ela que me disse numa ocasião em que lhe pergeuntei se não gostava de outras cores para além do cor de rosa: eu sou menina gosto de cor de rosa. Eu aposto que isto lhe é incutido/educado ou aprende com outras meninas.
Daqui até ao mito do principe é um passo :)

Anônimo disse...

Pois isso é uma questão de educação. Eu acho que por exemplo na minha familia nunca houve uma educação sexista, mas que esse tipo de filmes, livros é feito essencialmente para mulheres, é verdade.

Há tempos lia no "Courrier Internacional" um artigo sobre crianças e brinquedos na Suécia, que hoje em dia oferecer bonecas a meninas, ou oferecer roupa rosa para elas e azul para eles é considerado um insulto e é algo profundamente sexista e retrógrado.

Na ânsia pela sociedade igualitária é de mau tom oferecer adereços que antigamente estavam ligados aos géneros. É o tal progressismo. Eu não a favor nem contra a oferta dessas coisas, mas por exemplo a minha sobrinha creio que nao deve ter bonecas nem nunca as pediu, só gosta de vermelho, e quando estive em barcelona no final de ano trouxe-lhe um casaco com capuz do FC Barcelona que veste de vermelho e azul e ela durante meses não queria ir para a escola com outras cores nem outros casacos. É só um exemplo. Eu nunca lhe ofereci bonecas nem roupas rosas e julgo que ela não iria gostar.