terça-feira, 14 de junho de 2011

Vi um documentário sobre a moda ao longo dos tempos, uma das coisas que mais me horrorizou foram as mulheres romanas. Segundo o documentário o ideal de beleza da mulher na Roma antiga era serem loiras e pálidas. Num país com mulheres de pele morena e cabelo escuro, as pobres coitadas usavam produtos para clarear a pele e o cabelo. Isto só demonstra que desde sempre se perseguiram ideias de beleza idiotas que em nada deviam de ajudar a auto-estima destas mulheres. Nessa época, era a esposa do Imperador que ditava a moda e as outras seguiam, já li diversas vezes que qualquer trapo que a Kate Middleton vista, a seguir esgota, na loja. Portanto certas coisas nunca mudam, porém é preciso ver que a grande maioria das mulheres não têm o corpo dela. Pessoalmente, sempre achei que copiar estilos era coisa de gente que não tinha gosto próprio e seguir a moda, uma forma de escravidão. Por isso, vivam as mulheres que não seguem a moda e se marimbam para as tendências, usando aquilo que gostam e não porque está na moda!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não te esqueças que há 2000 anos atrás os povos europeus eram diferentes do que são hoje. O secularismo, as descobertas, as rotas do comércio e da emigração alteraram o DNA tanto dos italianos como ainda mais dos portugueses, e daqui para a frente, nem se fala com casais mistos e misturas visiveis todos os dias, daí que nesse tempo é provável que houvessem muitas loiras por lá.

Pior é hoje em dia em paises como o Japão, a China e as Filipinas onde isso é prática diária por parte das mulheres. Conheço uma filipina que nao vai à praia e foge do sol, porque o ideal de beleza nas Filipinas e Japao é ser "pro clarinha" e não o marron natural dai ela também usar cremes.

Estes conceitos também estão ligados à religião, na medida em que o conceito de Céu no Cristianismo é a luz e o branco e o conceito do purgatório e da morte é o negro. Ambos estes termos transitaram para a Sociedade e são responsáveis pelo racismo mais primário contra os negros e os mulatos por estes serem escuros, uma analogia da crença religiosa ainda no subconsciente das pessoas ligada à morte e ao inferno.

Madrigal disse...

de acordo com o documentário os cabelos eram importados da Alemanha e ficavam mt caros, pelo que só as mulheres mais ricas os podiam pagar. As que não tinham tanto dinheiro tentavam usar os penteados da moda. Segundo eles não existiam mts loiras.

De resto, pessoalmente não acho que o racismo tenha origens religiosas, embora claro que a Igreja tenha mts culpas por muitas atrocidades cometidas no passado, acho que o racismo deriva da vontade de ser superior ao outro, inerante do ser humano. Mas é apenas a minha opinião pessoal.