domingo, 18 de setembro de 2011

D. Pedro e D. Inês de Castro

A RTP Memória decidiu ressuscitar o mitico programa da juventude daqueles que agora estão na casa dos trinta ou perto disso, falo do Agora Escolha. Já não é todos os dias, mas sim semanas, mais concretamente á sexta-feira à noite, ocorrendo a votação durante a semana e não durante a exibição de uma série qualquer.
Esta semana foi escolhido o telefilme Pedro e Inês, versão compacta da série com o mesmo nome que a RTP exibiu por alturas dos 650 anos da morte de Inês de Castro. A série é excelente não ficando nada a dever aquelas que vejo da BBC, tudo primou pela excelencia, desde os cenários ao guarda-roupa e mesmo alguns pormenores como o que se comia naqueles tempos. De louvar são ainda os atores envolvidos embora pessoalmente não tenha gostado de Ana Moreira no papel de Inês de Castro, é um bocado insossa para o meu gosto. Mas todas as cenas com Pedro Laginha ( D. Pedro) e Nicolau Breyner ( D. Afonso) são um verdadeiro must see, e não posso esquecer ainda Ana Bustorff ( D. Beatriz)
Lamento que ainda ninguém tenha editado esta serie em DVD. Eu sou uma apaixonada por este bocadito da nossa história; considero o que acontece demonstrar bem aquilo que era a realidade daqueles tempos e papo tudo o que consiga sobre o assunto por muito que saiba que vou voltar a ler e a ver o mesmo.
Há uns dias alguém dizia que D. Pedro também andou envolvido com um escudeiro, penso que que terá sido no pós Inês de Castro, esse escudeiro teve a má sina de se envolver com uma mulher casada e pagou por isso. Eu já sabia disso, aliás Fernão Lopes insua que D. Pedro gostava muito do escudeiro...
O curioso na história de Inês e Pedro é que após a morte de D. Fernando ( o filho legitimo de D. Pedro) gera-se uma disputa pelo trono português. Um dos filhos de Pedro e Inês também está nesta disputa mas acaba por ser posto de lado por causa de ser ilegitimo. Na minha opinião acaba por ser fruto da má vontade a nível politico que sempre existiu por Inês. Já que como se sabe quem sobre ao trono é D. João. Mestre de Avis, também ele um ilegitimo de D. Pedro, mas de outra mãe, mulher de quem pouco ou nada se sabe. D. João matou inclusive um homem para defender a pátria, o Conde Andeiro.
O que sobre Pedro e Inês se escreve pode muitas vezes ser a mistura do mito com a realidade histórica, mas ninguém pode duvidar que Pedro amou profundamente Inês, basta ver tudo o que acontece no pós Inês de Castro. Teria ela correspondido ou era apenas uma forma de alimentar algo que sabia trazer-lhe riqueza, não sei, mas naquela altura as mulheres eram levadas de lá para cá sem se dar muita importância ao que elas queriam. Na imagem cor de rosa, da coisa, Inês e Pedro vivem juntos o amor, na realidade talvez isso não tenha acontecido. Por mim continuo à espera da série em dvd e quiça de novos livros sobre o assunto ou ler alguns que tenho e ainda não li...

Um comentário:

Jojo disse...

É um série excelente! É pena não haver um DVD ou excertos na Internet.