quinta-feira, 29 de setembro de 2011

The Hour


Quando se começou a falar sobre esta série muitos comparavam-na a Mad Men. Embora eu não veja essa série ( vi alguns episódios e achei-a aborrecida) sei que o mundo que retratam é o da publicidade, ora estas comparações são absurdas já que a única coisa que ambas teem em comum é terem como pano de fundo os anos 50.
The Hour é o nome de um programa informativo da BBC, em que durante 60 minutos se fala do que vai acontecendo no mundo, um pouco à semelhança de alguns programas que existem hoje. A série mostra os seus bastidores e como naquela altura os jornalistas não gozavam de muita liberdade de expressão, embora a Inglaterra não fosse uma ditadura, havia alguém do governo sempre com um olhar atento sobre o que eles iam falar, para além de uma lei que não permitia falar do que era discutido no parlamento enquanto não passassem 14 dias, um dos focos da série é a crise do Canal do Suez.
A série é protagonizada por três personagens. Um homem bonito mas que nunca será um grande jornalista, Hector; Bel, a produtora do programa que tem de lutar com um mundo que é ainda muito masculinizado e Freddie, o jornalista talentoso que quer mudar o mundo do jornalismo.
À mistura temos ainda uma misteriosa morte de um professor universitário que vai levar a descobertas mais ou menos surpreendentes, ou não estivéssemos nós no tempo em que os espiões existiam e até se falar algumas vezes do famoso 007, até porque Freddie chama Bel de MoneyPenny e ela chama-o de James.




Nenhum comentário: