terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um Dia - O Filme

O livro tem uma estrutura diferente dos outros, David Nichols escolheu um dia e desde 1988 até ao presente narra do que acontece nesse dia, nas vidas de Emma e Dexter. É uma estrutura difícil de adaptar e um voice over ou algo que dê pistas e preencha os espaços em branco seria bem-vindo, qualquer pessoa que veja o filme e não tenha lido o livro irá sentir-se perdida. Eu própria que tinha lido o livro senti-me assim. O filme, por seguir a estrutura no livro torna-se algo desconexo e até em alguns momentos sem sentido. Era inevitável seguir a estrutrura do livro, eu sei, mas podia haver um mecanismo que ajudasse quem nunca leu o livro e até existe uma cena no livro, em que se veem fotografias antigas que seria perfeita para servir de guia para a estória, admira-me que David Nichols autor do livro e também responsável pelo guião e que tem vasta experiência nisto de escrever argumentos não se tenha apercebido que sem um fio condutor, o filme ia ficar confuso. No livro, a cada novo dia ele diz o que aconteceu nas vidas de Emma e Dexter no ano que passou, umas vezes de forma mais minuciosa, outras nem por isso.
O filme é apenas para quem leu o livro e para eles vale a pena porque os atores que dão vida aos diversos personagens entraram todos muito bem nos seus papéis, principalmente Rafe Spall, não é fácil ser um comediante que não tem piada, e que só consegue fazer Emma rir quando cai pelas escada abaixo. Também me pareceu haver uma ausência de música, claro que havia música, mas não me pareceu ter muita força e ela tem alguma no livro, claro que escolherem canções diferentes das que aparecem no livro, não ajuda. A Banda Sonora não é marcante como por exemplo, no Comer, Orar, Amar.
Se leram o livro é possível que gostem do filme, se nunca o fizeram, mais vale irem ver outra coisa qualquer a não ser que sejam fãs de Anne Hathawy ou de outro ator que faça parte do elenco.

Um comentário:

Cátia Barbosa disse...

Estou ansiosa por ver esse filme, mas já sei que vou ficar desiludida. Mas, pelo menos, li o livro e sei que é muito bom :)