quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

dos mentirosos compulsivos

Em tempos conheci alguém que, julgo eu, os psiquiatras chamam de mentiroso compulsivo. Andava eu a fazer um curso de formação e a pessoa em questão pertencia a outra turma. Era alguém com quem tinha pouco contacto e a maioria das coisas que sabia dela era através de uma colega da minha turma.
Lembro-me que essa rapariga uma vez, sem mais nem porquê, ter começado a dizer que ia casar no ano seguinte e que já sabia como ia ser o vestido. Mais tarde, a tal colega que falava com ela contou que o suposto homem com quem ela ia casar era casado e que o divórcio ainda não tinha saído e que logo que isso acontecesse eles casavam. Mais tarde, a verdade veio ao de cima e ele era apenas alguém do passado dela com quem ela, pelos vistos nunca teve sequer uma relação mas amou muito e há anos que não sabia nada dele.
Para resumir a história que é um pouco longa, a rapariga dizia coisas que não eram verdade e vivia no seu próprio mundo de fantasia onde ele ia casar com ela e deixar a esposa. Como ninguém a conhecia naquele sitio ela inventou uma mentira e possivelmente seria esse o modo de viver dela. No fundo, calculo que fosse uma pessoa doente.
Ao ler alguns blogues dia após dia, semana após semana, de vidas onde tudo é maravilhoso, onde o emprego é fantástico, os filhos lindos, o marido o máximo, começo muitas vezes a pensar se essas pessoas também não mentem. Nestes blogues parece que nunca há dificuldades, problemas e dramas reais. Eu, com o meu lado voyer ( que todos temos) até gosto de ler sobre isto e aquilo e aprender alguma coisa, mas em alguns blogues pergunto se será tudo MESMO verdade, prefiro, cada vez mais sítios onde o conto de fadas é mais real. Ninguém tem vidas onde tudo é fabuloso ou vá poucas pessoas têm.

Nenhum comentário: