quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Linhas de Wellington

E pronto decidem fazer um filme sobre as Invasões Francesas, bom tema, parte importante da história portuguesa. Decidem que o filme deve mostrar personagens ingleses, franceses e portugueses, boa ideia já que andaram todos metidos no "barulho".
Agora, esqueceram-se foi de criar histórias minimamente interessantes para qualquer um desses personagens. Depois como se isso já não fosse mau o suficiente, ainda criam situações completamente idiotas. Então não é que em plena guerra o Duque de Wellington está muito preocupado com uma pintura que retrate bem a guerra??? A sério??? Eu não conheço a vida do Duque de Wellington mas não me acredito que alguém nesse momento crucial tivesse preocupado com algo tão trivial. Se era para ter piada também não achei que tivesse. E assim se desperdiça a participação de um grande actor como John Malkovich.
Mas isto ainda não era suficiente para estragar o filme, há que ter a Soraia Chaves a fazer de prostituta, não o problema não está nela ou no personagem está mesmo em quem escreveu o argumento, então uma prostituta, que pela roupa me pareceu daquelas mais baratas, sabe falar espanhol e inglês?? Num país como Portugal?? No século XIX?? Caro argumentista, acho que te espalhaste à grande com esta. Que ela tentasse falar espanhol e tirasse alguma coisa, eu achava credível, mas falar não.
Agora, a melhor foi a história que envolvia o personagem do Nuno Lopes, que a meu ver era a melhorzinha de todas. Uma inglesa que vê o marido ser morto na batalha do Buçaco. E o Nuno ajuda a pobre mulher e apaixona-se por ela, e no fim pede-a em casamento. E ela dorme com ele e depois diz que quer voltar para a Irlanda e que está grávida do marido e não o quer. E então querida porque dormiste com ele? Quem não quer não faz essas coisas, diz logo que não. Foi uma queca de piedade??
 
Quando quiserem fazer um filme sobre um acontecimento histórico misturem bem os personagens fictícios com os verdadeiros, usem como ancora uma história de amor, uma amizade entre soldados ou até homens amigos antes da batalha e que depois se vêem separados por ela, como naquela série americana Norte e Sul. É bastante fácil criar interesse, porque se não for para ser assim, uma mistura de realidade com ficção, então façam um documentário que todos nós aprendemos mais.

Nenhum comentário: