quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Longburn - Amor e Coragem de Jo Baker

O sucesso que Jane Austen alcançou durante a sua curta vida não foi muito. Felizmente para nós não ficou esquecida no seu tempo e actualmente goza de muita popularidade.
Para quem lê não é surpreendente o número de livros que se publicam que recriam os vários livros que escreveu ou que se inspiram nessas mesmas histórias. Afinal a pratica de fanfiction está bem presente em sites da internet e até tem dado origem a livros publicados nos últimos anos ( as cinquenta sombras são fanfiction do Twilight)
 
 
Longburn - Amor e Coragem é pois uma espécie de fanfiction, embora não tenha começado na internet. Este livro recria o ambiente de Orgulho e Preconceito de Jane Austen, pelo ponto de vista dos criados. Creio que esta perspectiva terá sido motivada pelo sucesso da série Downton Abbey.
Apesar da quantidade enorme de livros que existem que recriam os vários livros de Jane Austen, nunca tinha lido nenhum, talvez porque creio que estes livros sejam desnecessários porque nunca serão tão bons como os originais. Por isso mesmo foi um bocado a medo que comecei a ler e a desilusão foi se entranhando. O problema é que lemos isto e esperamos Orgulho e Preconceito, again, mas isto não é Orgulho e Preconceito.... Além disso, o livro tem uma forma lenta de se desenvolver. Mas a partir do fim da primeira parte, a historia ganha vida e fui ficando, fascinada e intrigada pela vida de Sarah, James, Polly, Mrs. Hill e Mr. Hill, os criados de Longburn.
Não será um livro que ganhará o estatuto de clássico, mas é um livro que trará aos fãs de Jane Austen uma perspectiva diferente daquela que encontramos nos seus livros.
Longburn é um livro com uma história bem estruturada, bem escrito, com pouquíssimos clichés, muitas vezes surpreendente e que qualquer janeite irá gostar de ler.

 

Nenhum comentário: