segunda-feira, 27 de junho de 2016

Ver a novela Xica da Silva em 1997 Vs Ver a novela Xica da Silva em 2016


Há uns meses que descobri a novela Xica da Silva no youtube. Tenho desde então visto, quando posso, quando me lembro, quando estou a fazer coisas que me permitem ter um olho no burro e outro no cigano...
É, sem sombra de dúvidas, a novela que mais gostei de ver. Na altura não havia muitas protagonistas que fossem destemidas e ousadas como a Xica, a maioria eram verdadeiras papas-açordas. Isso aliado ao facto de ser uma novela de época conquistou-me.
O que na altura não me tinha apercebido era que a novela retratava bem o drama de ser mulher em 1750. Sim, leram bem era um drama. As mulheres não podiam nada e não tinham direitos. Casavam com quem os pais queriam, raramente era por amor. Se muitas tinham a sorte de casar com alguém que as respeitava, outras eram sempre umas vítimas da maldade e da tirania dos maridos.
Era suposto a mulher ter filhos, mas não era suposto ter prazer quando os concebia... Nem sequer o marido via a esposa nua e eram raras as prostitutas que se despiam para os clientes.
Mulheres que sabiam ler ou escrever eram raras e achava-se que o melhor lugar para elas era no convento.
Existem muitas ficções que retratam estes dramas das mulheres, mas em geral nas novelas as coisas são sempre adoçadas. Aqui nesta está tudo bem retratado e fiel à realidade. Foi um facto que me surpreendeu, por um lado o realismo por outro o facto de antes não ter reparado nele.




Nenhum comentário: