terça-feira, 16 de junho de 2009

O Planeta dos Macacos - Tim Burton

Há muitos anos vi um filme chamado "Planet of the Apes" ( o Homem que veio do futuro) fiquei absolutamente fascinada com a ideia dos macacos dominarem o mundo e nas semanas seguintes fui seguindo a saga desta extraordinária aventura.
Na altura era demasiado jovem para perceber o verdadeiro sentido de tudo aquilo, mas a saga deixou uma boa impressão. Só muito recentemente e graças ao blog Estante de Livros, é que descobri que tudo tinha origem num livro escrito por Pierre Boulle, não é necessário dizer que tenho vontade de o ler.
No domingo passado a RTP exibiu o remake do primeiro filme, O Planeta dos Macacos, e a partir do momento em que os humanos são capturados pelos macacos percebi o porquê de tanto fascinio.
Não sei até que ponto este filme ou o original são fiéis ao livro que lhe está na origem, mas toda a crítica que percebi existir pelo opinião publicada no Blog Estante de Livros, está lá. Os humanos são escravos e são tratados da mesma forma que os negros eram no tempo da escratura. Os macacos acreditam que os humanos não tem alma, inteligência ou qualquer coisa de extraordinário. O mesmo diziam os brancos dos negros no tempo da escravatura.
Curioso é também a forma como os macacos afirmam serem diferentes dos simios, não é assim na nossa sociedade? Alguns povos/raças consideram-se diferentes, quero dizer superiores?
Existe no ser humano uma capacidade enorme para criar, reparem como passamos de carroças puxadas por cavalos aos carros, mas ainda parece subsistir um ódio, um desejo de vingança, uma superioridade que nunca será comprovada e claro o desejo de aniquilar o outro.
A nossa sociedade está cada vez mais multicultural no entanto está cada vez mais racista. Como dizia alguém num blog, as pessoas temem o que é diferente a daí nasce o racismo e claro é sempre engraçado gozar com os os pretos, os chineses, os russos, os gordos, os magros, os feios, os altos, os baixos, os que usam óculos, os que têm deficiências, etc, etc.
Tudo isto faz-nos pensar em tudo o que Pierre Boulle quis dizer ao escrever o livro.
Mas falando do filme e da sua história.
O Planeta dos Macacos começa numa estação espacial, onde os macacos estão a ser treinados para pilotarem naves para explorar o Universo; um deles, Pericles, perde-se numa tempestade magnética, o Capitão Leo Davidson (Mark Wahlberg) parte para tentar salvar Pericles. Leo acaba por ser também ele apanhado na tempestade e aterra num estranho lugar os macacos governam e os humanos são escravizados.

Um comentário:

Menphis disse...

Tenho todos os filmes do Planeta de Macacos e tenho esse também, mas confesso que esse é o único que ainda não vi. Adoro todos ( o 3º é o mais "esquisito", aquilo é uma comédia com laivos de drama, mas com um final genial)e adoro o conceito. Os filmes não são de todos fiéis ao livro, mas buscam as ideias essenciais.