quarta-feira, 3 de junho de 2009

Publicidade ao contrário

É bastante comum publicitarem livros usando referências a outros. Mas geralmente a coisa é feita respeitando a ordem de publicação dos livros, ou seja, se um livro que é publicado agora geralmente é associado a outro mais antigo.
A Harper Collins mudou as regras do jogo e usou um livro recente para publicitar outro com quase 200 anos. No site pode-se ler o seguinte:


One of the greatest love stories ever told, beautifully repackaged for a modern teen audienceLove the Twilight books? Then you'll adore Wuthering Heights, one of the greatest love stories ever told. Cathy and Heathcliff, childhood friends, are cruelly separated by class, fate and the actions of others. But uniting them is something even stronger: an all-consuming passion that sweeps away everything that comes between them. Even death… "My love for Heathcliff resembles the eternal rocks," said Cathy. "I am Heathcliff."


Vi isto no Brontëblog ( ver link ao lado) e só tive vontade de me rir, pelo caricato da situação. Ainda não tive oportunidade de ler o "Wuthering Heights" ( O Monte dos Vendavais) da Emily Brontë, apenas vi a adaptação com o Ralph Fiennes e a Juliette Binoche. Contudo, já li diversos comentários sobre a personagem do Monte dos Vendavais, o Heatchcliff e sei que o rapaz não é flor que se cheire, o que leva muita gente a não gostar dele. Pelo que percebi pelo filme, o coração dele é alimentado por sentimentos negativos.
Por isso, penso que dificilmente as fãs de Edward Cullen, irão gostar dele, o Edward é um vampiro, mas como não mata humanos, acaba por ser bom rapaz, quero dizer bom vampiro.
As Irmãs Brontë criaram alguns dos mais importantes heróis românticos da literatura Inglesa. Os livros gozam de muita popularidade e claro qualidade, basta ver que estão constantemente a ser adaptados ao cinema e televisão.
Por isso não vejo necessidade de usar um livro, muito mau na minha modesta opinião, para promover um livro que é intemporal e um clássico da literatura mundial.


Nenhum comentário: