segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

As Meninas de Lygia Fagundes Telles

É sempre dificil ler um livro de um autor consagrado e chegar ao fim sem ter gostado. Foi o que me aconteceu com este livro. Posso dizer que gostei da escrita mas isso não é suficiente para o incluir na minha lista de favoritos.
Para eu gostar a sério de um livro preciso de gostar dos personagens ou pelo menos sentir empatia por eles. Ana Clara, Lorena e Lia não me inspiraram nada, excepto talvez Lia pela sua coragem e determinação. 
A história destas meninas é diferente do comum, cada uma com o seu drama, mas nenhum desses dramas de cativou, outro ponto importante para eu gostar de um livro. 
Além disso, o livro tem uma acção sobretudo psicologica o que o torna bastante denso e por vezes dificil de entender, pois a autora alterna entre as várias personagens.
Lygia Fagundes Telles escreveu sobre temas tabu, como o sexo, a ditadura, o aborto, numa altura em que ninguém falava disso. 
Em resumo, posso voltar a esta autora, mas apenas se tiver a oportunidade de comprar a baixo custo algum dos seus livros.

Um comentário:

Eva sousa disse...

Eu gosto ou não gosto, nunca ligo ao facto de ser autor consagrado ou não nem às críticas, acho que isso é a visão de alguém e que é bom ter a minha própria. Não sei se ia gostar, mas por norma livros com personagens femininas fortes atraem -me.