quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

The Affair, um breve apontamento sobre a segunda temporada

Quem viu a primeira temporada sabe que a série é excelente, quem não viu ainda vai a tempo de ver.
Para quem acompanhou a primeira temporada sabe do que fala a série. Noah e Alison, ambos casados, conhecem-se e começam um caso. Mas para quem não viu não vou dizer o que acontece. Podem sempre ter uma ideia melhor, lendo este post.
Mais do que falar sobre o quão boa foi esta segunda temporada, quero falar de uma cena, em que Noah conversa com a sua terapeuta ( a famosa Miranda do Sexo e a Cidade). Quem conhece o percurso de Noah sabe que ele traiu a esposa com Alison. Agora numa relação com Alison, já sentiu por diversas vezes a tentação da carne. Noah, é como sabem, alguém que ambiciona ser um escritor, mas não aqueles que são populares, mas sim um grande escritor daqueles que vão ser lidos daqui por cem anos.
Escrever um segundo livro não é fácil e Noah tem tido dificuldades. A sua ambição é escrever sobre o general Omar Bradley, um militar importante para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Noah diz mesmo que só ganhamos a guerra por causa dele.
O interessante é que o general também tinha sido infiel à esposa. Isto dá inicio a uma discussão sobre se as características que o fazem infiel, a ele e a outros homens famosos, não são as mesmas que lhes permitem ir lá e fazer bem o seu trabalho. Uma certa ousadia seria o que teriam estes homens. A terapeuta diz-lhe que os homens mais normais, estilo um professor, contabilista, etc também traem.
Metade do episódio foi esta conversa entre o Noah e terapeuta. Eu fiquei a pensar nas palavras do Noah e pensei que a maioria dos grandes escritores tiveram vidas cheias, cheias de grandes dramas, grandes perdas e tudo isso os fez escrever bem sobre a vida e o mundo, em geral. Dou uma certa razão ao Noah, mas também penso na Jane Austen, cuja vida não teve nada de ousado e escreveu excelentes livros. Talvez na volta seja apenas uma questão de talento e aquilo que se vive não ser tão determinante para a vida profissional, seja ela qual for.


Nenhum comentário: