sábado, 21 de maio de 2016

Livros para criar hábitos de leitura

Nem todos têm o gosto pela leitura. E muitos que querem ler desistem por causa dos livros que escolhem. Para essas pessoas foi compilada uma lista de livros para iniciarem-se na leitura. Podem ver aqui: lista.
 
Por aquilo que me explicaram, há uns anos atrás, não acho que o Cem Anos de Solidão seja muito adequado. Mas pronto quem sou eu para opinar se ainda nem li o livro??

4 comentários:

Espiral disse...

Li 6 dos 7 livros que lá falam e acho que não daria nenhum deles a um leitor de primeiras águas... =)

Madrigal disse...

Espiral,

estás em vantagem em relação a mim que não li nenhum. No caso do cem anos de solidão, uma pessoa que o leu disse-me que os nomes da família se repetiam ao longo das gerações e por isso teve que fazer uma arvore genealógica para conseguir acompanhar :)

Espiral disse...

Acho que são todos livros que já remetem para um certo calo em leitura e os 100 anos de solidão é brutal (de bom) mas também é brutal de pesado e de partes que apetece ler em diagonal tal é a repetição de nomes. =)

Madrigal disse...

Espiral, estas listas valem o que valem. Se repares há muitos títulos anglo-saxónicos e poucos de outros países. São, em geral pouco variadas, mas por vezes há títulos novos.
Eu acho que quem quer ler acaba sempre por começar por algum lado. E depois há a questão da progressão há quem nunca saia dos títulos do Nicholas Sparks e quem acabe por se maçar e avançar para grandes autores. O problema muitas vezes também está no preconceito que se cria em relações a muitos: é difícil, é chato, etc. Cada um tem que ler e ver o que é para si ou não. Este ano li um livro da Lydia Fagundes Telles, excelente autora, bom livro, bem escrito, mas definitivamente não foi um livro que me cativasse.... Mas reconheço-lhe o valor e creio que isso, enquanto leitora, é muito importante.

Eu, o ano passado li o Amor em Tempos de Colera e adorei. O cem anos tenho para ler ;)