segunda-feira, 16 de maio de 2016

Versailles e o sexo

 
Eu tinha visto esta série no sitio onde costumo ir sacar as séries que vejo. Mas não me deu para ver. A cultura ou história francesa não em atraem.
Contudo, ao começar a ler algumas coisas na internet sobre a polémica que a série andava a causar em terras de sua majestade, por causa das cenas de sexo, decidi ver.
 
Versailles, foi por isso, a série que andei a ver nas últimas semanas. Tem cenas de sexo? Sim. São ousadas? Não é nada que não se tenha visto noutros sítios. O porquê da polémica? Talvez os ingleses estejam à espera de cenas onde vemos o casal a entrar no quarto e a fechar a porta...
Suponho que a sociedade, não sei bem porquê, assume que na altura de Luís XIV as pessoas não faziam sexo ou se o faziam era de forma recatada. Eu já não penso assim. Acho que talvez o fizessem em variadas posições... O que acontecia era que não falavam sobre isso. Mas basta pensar em Luís XIV e nas amantes que teve e quem diz em Luís XIV diz outros reis pela europa fora. As mulheres eram escolhidas para amantes, não eram escolhidas para conversar. Não quero com isto dizer que algumas não tenham sido amadas, basta pensar que Luís XIV casou-se com a sua última amante, a Marquesa de Maintenon, além de ter legitimado os filhos da Madame de Montespan.
Portanto, meus caros, todas estas polémicas são idiotas à luz dos dias em que vivemos.
 
Mas voltando à série, a mesmo foca-se na construção do Palácio de Versailles, um simples pavilhão de caça que se irá tornar no esplendoroso palácio que hoje vemos.
Para quem gosta de história, das habituais intrigas palacianas e de ver bons actores em bons papéis é uma série a ver.


 

Nenhum comentário: