terça-feira, 2 de junho de 2009

Feira do Livro do Porto

Confesso que espero a feira do livro com a mesma ansiedade que algumas pessoas esperam a época dos saldos. Quando lá entro sinto-me como uma criança numa loja de brinquedos, tal é o encanto e satisfação que aquilo me dá.
Ontem, fiz a minha habitual visita. Fiquei bastante desiludida com este novo espaço. Reconheço que a tenda mais o pavilhão Rosa Mota no Palácio tinham os seus defeitos, mas acho que aqui existem muitos mais.
Como se sabe a Avenida dos Aliados tem muito trânsito, a qualquer hora do dia. Imaginem então o barulho que todos aqueles carrinhos fazem, tornando impossível ouvir a música que saem das colunas. Eu calculo que houvesse música, como havia no Palácio, na realidade nem ouvi.
Qualquer fanático de livros gosta de ver todos os pavilhões com a devida atenção. Antigamente, podia-se ir por um corredor e ir espreitando cada bancada de ambos os lados, agora issso é quase impossivel dado o alinhamento das bancas. além de não ser muitas vezes perceptivel qual a editora. Como é sabido na feira é preciso saber as editoras para se acharem os livros.
A praça Leya em vez de estar num dos topos da feira, mais junto à Câmara ou Praça Almeida Garrett, está quase no fim desta última, o que me pareceu desadequado, tendo em conta que no centro tem as caixas. E se calhamos de pegar num livro e nos esquecemos de pagar?!
Os únicos pontos positivos são mesmo o horário e a presença de alfarrabistas.
Confesso que não tenho vontade nenhuma de lá voltar...

4 comentários:

Menphis disse...

Ainda não lá fui, apesar de trabalhar perto. Sinceramente, preferia no Palácio de Cristal, mas sem aquela tenda, poderiam pôr na parte de fora no meio das árvores, mas isso sou eu que digo, sou um apaixonado pelo Palácio de Cristal e também porque trabalho lá perto e era mais fácil para mim ( que egoísta que sou :) ) engraçado que as editoras queixam-se do....calor, é que na tenda ao menos tinha ar condicionado. A escolha nos Aliados tem a haver com irem os livros aos encontros dos leitores e não o contrário, isso é bom, mas também quem gosta da Feira do Livro vai a qualquer sitio. Por último, penso que as barraquinhas também será uma desvantagem, 4 ou 5 pessoas na frente da banca e não se deve ver nada, mas isso confirmarei talvez neste fim de semana.

ah..os alfarrabistas, estou a ver que vai ser a minha perdição.

Madrigal disse...

Na segunda-feira, corria uma brisa fresca, por isso não senti calor...
Se tu és egoísta eu também sou, porque andei muito tempo a dizer que o horário devia incluir a hora de almoço, exactamente pelas mesmas razões trabalhava perto do Palácio...:)
de resto, o Palácio é muito agradável e apesar de estar num sítio em que o trafêgo é intenso, assim que entramos e andamos alguns metros o barulho desaparece.:)
A ideia das barraquinhas espalhadas pelo jardim, é boa e podiam usar o pavilhão para aquelas actividades de apresentação de livros, sessões de autografos, etc.

Menphis disse...

"Se tu és egoísta eu também sou, porque andei muito tempo a dizer que o horário devia incluir a hora de almoço, exactamente pelas mesmas razões trabalhava perto do Palácio...:)"

Que giro, trabalhávamos perto um do outro, quiçá, já nos cruzamos muitas vezes:) a blogosfera tem destas coincidências.

Madrigal disse...

realmente a blogosfera tem destas coincidências.:)
quando trabalhava nessa empresa, havia uma rapariga que tb lá trabalhava mas noutro departamento, que me parecia que já a tinha visto em qualquer lado, que não ali.
Um dia descobri que morava ao pé de mim. lolololo