domingo, 29 de novembro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald

Sinopse
Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… O Estranho Caso de Benjamin Button inspirou uma adaptação ao grande ecrã.



Até aos 6 anos ninguém espera que façamos outra coisa que não seja brincar, que não façamos birras em público e pouco mais. Aos seis anos entramos na escola e até aos 23/24 anos grande parte da nossa vida é passada lá ou em casa a estudar.
Saímos da escola e outra prisão nos espera: o trabalho, até à idade da reforma grande parte do tempo é passado nesse local. Quando finalmente estamos reformados e pudemos dispor do tempo a nosso belo prazer, eis que a doença começa a atacar. Os nossos olhos já não vêem para pintar, os ouvidos não distinguem o dó do ré e assim aprender guitarra é díficil e a própria mente perde capacidades.
Assim, pensamos muitas vezes o quanto a vida é ingrata e quando temos o tempo já não temos a capacidade e quando tínhamos a capacidade faltava o tempo.
Neste livro ou melhor conto, essa ordem é alterada e um homem nasce velho, com o aspecto de velho e à medida que cresce vai ficando mais jovem. Gostei de ler esta estória mas senti que se fosse um livro, seria muito melhor porque isso permitiria o desenvolvimento maior do tema e personagens.
Talvez, por isso posso dizer que gostei mais do filme, porque achei que houve um desenvolvimento maior e além disso no filme o Benjamim, com a idade de 7 anos parece um velho mas pensa como uma criança e isso é mais interessante do que um homem velho a quem tratam como uma criança - dando-lhe brinquedos- e ele interessa-se por coisas de adultos...
De qualquer das formas, este conto é uma boa forma de passar uma hora do nosso tempo, já que não demora mais do que isso a ler.

Nenhum comentário: