segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A queda do Muro de Berlim

Há 20 anos, o mundo assistia à queda do Muro de Berlim. Na altura, eu era uma criança de oito anos de idade e lembro-me de ver na televisão qualquer coisa. Eu não percebia o que se passava, mas lembro-me do jornalista dizer que estavam a dar dinheiro a quem chegava da Alemanha Oriental à Alemanha Ocidental. Falaram em vinte, não sei se eram marcos ou escudos, mas eu achei aquilo tudo muito fixe, só muitos anos mais tarde é que percebi aquilo tudo. Antigamente, ninguém explicava nada às crianças ( acho que nem na escola me explicaram aquilo), elas tinham que perceber por elas e para uma criança, que não têm a noção do dinheiro vinte marcos/contos era muito!

2 comentários:

Menphis disse...

Engraçado,não me recordo nada deste dia. Aliás, recordo-me apenas de algumas imagens e como banda sonora as músicas do álbum " The Wall " dos Pink Floyd. Recordo-me perfeitamente do golpe estado na Rússia, sempre tinha mais 2 anos, mas deste não. E um dia tão importante, como disseram hoje, apenas um muro que caiu numa cidade, mas conseguiu mexer politicamente em todo o mundo. Engraçado que as pessoas hoje em dia estão satisfeitas com o muro ter caído, mas insatisfeitas com a politica seguida. Parecem os portugueses com o 25 de Abril. Como o Homem é tão diferente mas com um pensamento tão igual.

Madrigal disse...

eu tb só me lembro, por causa do dinheiro! lol
MAs não me lembro da Rússia...
No meu antigo trabalho, havia um rapaz austriaco e uma vez em conversa ele disse que na Aústria, havia velhotes que achavam que no tempo do Hitler é que era bom. É com dizes, somos diferentes, mas o pensamento é igual.