quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Um simplex que é complicadex

Já disse num post que estou desempregada. Antigamente, as empresas dirigiam-se ao Centro de Emprego da aérea onde estavam e pediam que lhes enviassem candidatos que correspondessem a um determinado perfil. O centro de emprego, marcava inclusive a data e hora a que as pessoas tinham de estar na empresa.
Desconheço se este método ainda funciona, mas penso que não. Todas as ofertas são colocadas, na página do IEFP, para nós candidatos isso é bom, porque pudemos concorrer a ofertas para todos o país e conhecer ofertas para concelhos vizinhos, coisa que antigamente não acontecia. O que é péssimo é a forma como as coisas são organizadas. O desempregado, ao ver uma oferta que corresponda ao seu perfil, no dito site, pode e deve concorrer. Recebe depois, uma carta onde constam o nome de uma pessoa de contacto e um número de telefone ou e-mail. Posteriormente, deve contactar essa pessoa e solicitar uma entrevista ou então ir à empresa. A resposta que já recebi, por duas vezes que usei este esquema para encontrar trabalho foi o mesmo, envie o curriculo e depois nós chamamos para entrevista. Com isto, eu tenho de andar a gastar tempo, a enviar curriculos e dinheiro em telefonemas. Não pensem que eu não quero trabalhar, não é nada disso. Na página que referi, constam também as pessoas que estão à procura de emprego e têm lá todos os nossos dados, exactamente como num curriculo. Sendo assim, era mais fácil que o Anunciante, digamos assim, pudesse ver os curriculos das pessoas que se interessaram pela oferta e com base nos seus critérios, escolher as pessoas para entrevista.
Do modo que as coisas estão, perdemos tempo e dinheiro, nós a telefonar ou ir aos sítios e a empresa que tem de atender o telefone e as pessoas que lá vão....

Nenhum comentário: