quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Paciente Inglês

Às vezes quando vejo filmes como este pergunto-me o motivo de não os ter visto mais cedo. São filmes que já têm uns anos e eu nunca os tinha visto, deixei-os sempre passar quando deram na televisão. Esta pergunta é ainda mais importante porque percebo ao ver o filme aquilo que andei a perder estes anos todos.
O Paciente Inglês é um daqueles filmes que fica na nossa memória, pela estória de amor que conta, pelas lindíssimas paisagens do deserto ( sim o deserto também consegue ser belo) e pela forma como aquelas personagens se conhecem e se relacionam entre si, detesto aqueles filmes em que se conhecem e no minuto seguinte já surge um beijo, logo seguido de um belo tango horizontal... O filme desenrola-se lentamente e temos a rara oportunidade de saborear aquilo tudo como se fosse um manjar dos deuses feito apenas para o nosso deleite.
Agora que o vi, espero ansiosamente pela oportunidade de ler o livro. Como nota final acrescento apenas que o Colin Firth envelheceu muito melhor do que o Ralph Fiennes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá

Devo acrescentar que esse filme está no meu top 10 de sempre. De mim e da minha familia também, pois até compraram o livro (Michael ondadjte), o cd da banda sonora, etc.

Uma admirável história de amor, paiabens belas e momentos de grande cinema (especialmente naquela parte em que o indiano mostra à enfermeira as pinturas naquela capela). Brilhante. Tudo o que é do Minghella é bom, como a seguir o Cold Mountain que também é dele.

Bjs