quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Planeta Madrigal

Às vezes acho que vivo noutro planeta, um que se chama Madrigal e não Terra. É que não me identifico com muitas coisas que em geral a sociedade espera que me identifique porque quando nasci, nasci mulher.Uma dessas coisas é o pedido de casamento, que acho nos dias que correm é um verdadeiro absurdo. Isto não é dor de cotovelo porque nunca ninguém teve um gesto rasgado e me pediu, mas é porque acho ridículo que nos dias de hoje as mulheres ainda esperem que o gajo com quem andam diga: queres casar comigo? E claro o faça de forma original para depois ter o que contar às amigas e as comadres de serviço, leia-se gajas que gostam de espalhar este tipo de noticias no local de trabalho.
A minha ideia é bastante simples, duas pessoas iniciam uma relação ao fim de um ano ( para muitas pessoas é menos tempo até) acho que têm uma visão bastante clara de onde aquilo as pode levar. Já deu para ver o que o outro é e se é com ele que queremos uma relação até que a morte nos separe. Claro que muitas vezes não se avança para um casamento porque ainda estão a estudar ou a situação económica não permite, querem juntar algum dinheiro para o casamento, etc. Mas há mesmo necessidade de levar a um sítio xpto e pôr o joelhito no chão e fazer o pedido? eu acho que não e como em tantas outras coisas as pessoas vivem constrangidas pela sociedade e por aquilo que acham que devem fazer. Eu sou contra as regras e tento contorná-las. Há cem anos fazia sentido o pedido porque não existia o namoro, as regras eram diferentes e o pedido era muitas vezes uma forma de declarar sentimentos que estavam escondidos. As mulheres muitas vezes recusavam porque não estavam apaixonadas, muitas vezes eram obrigadas a aceitar por imposição familiar. Hoje o pedido de casamento parece-me arcaico e fora de moda. Por isso acho piada que as mulheres se façam de muito modernas, mas continuam no fundo agarradas ao modo de vida das suas avós, neste aspecto claro.


Pequena nota: nada contra com que sonha com este tipo de coisas, apenas quero deixar claro que há quem pense diferente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas tu acreditas em relações de "até a morte os separe"?
O que mais vejo agora é casamentos por razões económicas e isto é bem triste, especialmente se por entre as razões económicas surgirem filhos.

Mas numa coisa te dou razão, os pedidos faziam sentido nessa altura devido à falta de namoro e isso hoje não faz sentido, apesar de haver aquelas modernaças muito "pra frentex" que gostem disso. No fundo pensam que a sociedade mudou a favor delas, mas havia coisas do passado que deixaram de ser moda, mas que elas adoravam que ainda ecistissem. Eu nunca pedi ninguém em namoro por exemplo, muito menos em casamento, mas isso nunca me coibiu de aproveitar o bom que pode haver nas relações, especialmente as que estão condenadas à partida.

Gostei do teu apontamento. Muita clarividência por ai.

Bjs

Madrigal disse...

bem, Martini eu acredito em relações até que a morte nos separe. Ainda existem algumas por aí, embora algumas que duram há muitos anos existam apenas porque as pessoas não foram educadas a pensar no divórcio, falo na geração dos nossos avós. Como tu próprio dizes há muitos casamentos por razões económicas. Há quem escolha os amigos ou namorados por aquilo que podem proporcionar economicamente falando e não por aquilo que são.Ora nestes casos o amor nunca será até que a "morte nos separe".
Em todos os outros casos, em que existe amor, não basta amar, é preciso trabalhar para a relação fazer cedências, etc
Já agora se não viste, vê, se tiveres tempo, esta reportagem:

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Historias-com-Gente-Dentro/2010/10/o-amor-ou-a-ausencia-dele22-10-2010-225959.htm

O testemunho da Regina tocou-me :)

Anônimo disse...

Já agora qual é a origem do nick? Madrigal é o nome do estádio onde joga o Villareal, um clube da cidade de Valencia... :)

Madrigal disse...

não tem nada a ver com isso.
Numa outra vida eu escrevia umas coisas que eram publicadas num site. Um dos membros, cujos os textos eu gostava bastante, tinha um blogue com este nome ou escreveu um texto com esse titulo ou ambos... Já não me recordo bem, mas na altura que me "inscrevi" no forum do Toby Stephens foi esse o nick que decide escolher e acabou por ir sendo usado noutras coisas como aqui. :)