sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sobre as listas de livros

As listas de livros que devemos ler estão sempre a aparecer aqui e ali na internet. Estava agora a ler este post no blogue Estante de Livros e a lembrar-me que eu também tenho o livro em questão e também foi comprado há uns anos.
Na altura que comprei fiquei desiludida porque não incluíam o Persuasão da Jane Austen, mas incluíam todos os outros. Para mim Persuasão ocupa o número 1 no meu ranking austeniano juntamente com Orgulho e Preconceito. E não sou só eu a achar o Persuasão a melhor obra, os entendidos no assunto também. Há mesmo quem diga que o que viria a seguir seria ainda melhor pois com este ultimo livro Jane Austen atingiu a maturidade.
Este é um exemplo de um livro que, na minha opinião devia de lá estar. Confesso que mais que a lista que figura no livro o que na altura decidiu a compra foram mesmo algumas imagens que o livro tem de edições de livros e uma do manuscrito original da Jane Eyre de Charlotte Bronte.
 
A questão é: valem muito ou pouco estas listas? Na minha opinião valem pouco, a do livro em questão tem muitos livros que nunca foram editados cá em Portugal. Se para mim ler em inglês não é um problema para muitas pessoas isso pode ser uma barreira. Dificilmente alguns dos livros que por lá figuram chegarão às estantes.
Mas esquecendo esse pormenor e imaginando que os livros estão ali ao virar da esquina a minha opinião é que uma lista e pode servir de referencia para conhecer livros mas nunca será determinante nas minhas escolhas.
 
O que me leva a ler um livro é essencialmente o seguinte:
- querer conhecer melhor aquele autor que todos falam bem;
- recomendação de alguém cuja opinião confio e tenha gostos parecidos com os meus;
- opiniões favoráveis lidas em blogues ( nesse aspecto o estante de livros sempre foi excelente)
- ter visto o filme ou série que adapta o livro.
- gostar da sinopse.
 
E claro que no meio destes pontos todos há autores que nunca despertam qualquer interesse até um dia ou aqueles que sempre despertam o interesse mas nunca se leram e possivelmente nunca se irão ler.
Ler é uma aventura e cada um de nós deve ir escolhendo os livros conforme acha mais adequado. Já escolhi ler um livro porque era aquilo que me apetecia no momento ou decidi não ler porque sabia que se o lesse naquele momento a leitura ia arrastar-se.


Nenhum comentário: