sábado, 17 de outubro de 2009

Quem Quer Ser Bilionário? Vikas Swarup

Se houve concurso que prendeu a minha atenção foi o "Quem Quer Ser Milionário?". Muitas vezes fiquei surpreendida por os concorrentes não saberem responder a perguntas, que na minha opinião eram simples, simples até demais. O inverso também acontecia, como é que eles sabiam coisas que eram complicadas? A isto podemos chamar sorte, destino. De certa forma, a história contada por Vikas Swarup reforça esta ideia.
Este livro tem como base o famoso concurso, mas na sua versão indiana, em quase tudo semelhante à que conhecemos da TV. Ram Mohamed Thomas, um simples empregado de mesa, sem qualquer instrução vence o concurso. Como não é possível que alguém sem instrução vença um concurso de cultura geral, acaba por ser preso. Aparece então Smita, uma advogada disposta a ajudá-lo a provar a sua inocência. Inicialmente desconfiado das suas boas intenções, Ram acaba por lhe contar a história da sua vida e é nela que reside a chave para o mistério de ter vencido o concurso.
O livro não têm muitas semelhanças com o filme que este ano fez furor nos Óscares. São histórias diferentes embora tenham a mesma base e alguns personagens comuns. O filme é aquilo a que se chama uma adaptação muito livre. Uma das críticas feitas ao filme é que o mesmo seguia a linha temporal da vida do personagem nas perguntas, essa ordem não acontece no livro, em cada capítulo temos um novo episódio da vida de Ram, que nunca é sequencial ao anterior. O livro torna-se uma especie de puzzle.
O livro contém todo o tipo de malfeitores e por isso é muito mais negro que o filme. A história do filme foi adoçada. De qualquer das formas, vale a pena ler o livro e ver o filme. São ambos bons e ultrapassam a mera ideia de bom entertenimento.

Nenhum comentário: