sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

eu confesso que não tenho grande simpatia pelos americanos, é certo que hoje os termos têm conotações racistas, mas quando Twain escreveu o racismo como o conhecemos hoje não existia. Canso-me de estarem sempre a pôr paninhos quentes e de certa forma a permitirem que a ignorância seja perpetuada. Há que contextualizar o escritor no seu tempo e fazer os mais jovens perceberem que no tempo de Twain era assim, era errado e ainda bem que as coisas mudaram, pelo menos na cabeça de muita gente.
Este post  vem por causa desta noticia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lembro-me dos desenhos animados, que quase nunca tinham conotações raciais, mas acho isto ridículo. É tal e qual deixarmos de cantar o nosso hino, por ser um apelo à guerra e estar completamente desajustado à nossa realidade atual. É a mesma coisa. Fazer aquilo é como retirar os vestidos de época e colocar mini-saias às donzelas dos filmes baseados em histórias do século XIX porque isso chocaria com as espectadoras de hoje.. há centenas de exemplos. Bem visto :)

Madrigal disse...

ah, os desenhos animados são inesqueciveis. :)
Ainda não chegamos ao ponto das moças aparecerem de mini-saia num filme passado no séc. XIX. Mas cada vez mais existem adaptações que tomam liberdades que desagradam aos fãs mais ferrenhos do livro original, como por exemplo incluir beijos onde eles não existem. :)