quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lip Gallagher & Egon Shiele

Ontem terminei de ver a quinta temporada de Shameless. É, sem dúvida, uma das minhas séries favoritas.
O Lip sempre foi a minha personagem favorita, embora eu tenha um carinho muito especial por todos os Gallaghers. Esta temporada o Lip teve menos destaque, mas mesmo assim a sua storyline foi boa. Lip andou às voltas com a universidade e com uma bolsa que não vai receber pois não enviou os papeis a tempo. Pelo meio conheceu uma professora que lhe disse que ele lhe lembrava Shiele, por causa da angustia e por ser parecido com o pintor.
 
Eu sou muito ignorante em termos de pintura, digamos que é uma arte que nunca me fascinou muito. Talvez porque sempre a achei um bocado parada... Mas ainda assim gosto de olhar para quadros quando os encontro por aí.
Intrigada pelos comentários da professora fui pesquisar e descobri que Shiele foi um pintor austríaco e dei por mim num site a ver os seus quadros. E o mais engraçado é que ele pintou imensas mulheres despidas. Segundo o que lá diz ele teve problemas pois a sua arte era considerada pornográfica e obscena. Estávamos no inicio do século XX em Viena não era de esperar outra coisa.
E digo que é engraçado porque o Shameless para quem vê também é uma série um bocadito transgressora, onde acontecem coisas que não lembram ao diabo. Enfim é muito fora da caixa. Eu acho que o Shiele ainda ia gostar de ver.
Para terminar deixo aqui uma foto do Lip, o tal retrato que ele viu do Shiele e ainda um dos quadros do Shiele que gostei muito. Apesar de não entender de pintura, gosto de quadros com natureza.




 
 
 


site sobre o Egon Shiele: http://www.egon-schiele.net/

Nenhum comentário: