quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Literatura e género


As good as it gets



Há dias no meu feed do facebook uma página de livros partilhou um vídeo onde Emma Mars revelava ser na realidade um homem. Para quem não conhece Emma Mars é autora de uma trilogia erótica, umas das muitas que foram publicadas no pós 50 Sombras de Grey.
Tradicionalmente as autoras destes livros e dos romances mais rosas que andam para aí são mulheres. Mas há quem diga que muitas são na realidade homens que se escondem atrás de um pseudónimo feminino. Se é verdade ou mito urbano, não sei dizer. O que eu sei é que há uns anos li um artigo em que se dizia que as pessoas não achavam que os homens escrevessem sentimentos tao bem como as mulheres. O artigo mostrava mesmo excertos e quem lia punha à prova se seria escrito por um homem ou uma mulher.
Para mim, um bom escritor saberá criar boas personagens femininas e masculinas e falar de sentimentos independentemente de usar saias ou calças. Especialmente escritores contemporâneos. Se pensarmos nos mais antigos, num Dickens, por exemplo, onde as mulheres não são assim grandes personagens, excepto duas ou três, até perdoamos a falta de bons personagens femininos. Eram outros tempos e a interação entre homens e mulheres era limitada e muito diferente do que é hoje.
No livro que comecei a ler há uns dias,  As Primeiras Luzes da Manha de Fabio Volo, é escrito por um homem. Escrito na primeira pessoa e em tom confessional estão lá muitas coisa que uma mulher já sentiu em determinadas alturas da sua vida. Muita gente leria aquilo e pensava, só uma mulher pode escrever assim, mas aquilo é escrito por um homem.
No fundo, eu penso que existe também um certo preconceito e até estereótipos quando se fala sobre quem escreve melhor sobre isto ou aquilo.
 
Do outro lado da barricada está quem lê. Aqui também podemos dizer que determinados livros agradarão mais a homens e outros a mulheres. Mas também aqui há sempre exceções e dependendo da pessoa e daquilo que ela gosta o livro será melhor ou pior recebido.
Eu diria que um homem dificilmente gostaria de ler romances rosa, assim como eu não vou muito à bola com livros que metam muita politica. Arriscaria dizer que um homem podia gostar da serie Outlander, se calhar mais da serie de tv do que dos livros, apesar de ter alguma conotação com romance cor de rosa por causa do Jamie. Outra pessoa pode achar o contrário.
Em jeito de conclusão eu diria que o mais importante é partir para a leitura de mente aberta até pode ser um tema que não achamos que nos vai prender, mas ter outras coisas das quais vamos gostar.

Nenhum comentário: