terça-feira, 8 de março de 2011

Como ser besta ou bestial

Um passarinho verde, falou-me de um programa sobre livros chamado Faulks on Fiction, para quem não sabem são apenas 4 programas, apresentados por Sebastian Faulks, escritor inglês que se debruça sobre diversos pontos comuns a vários livros, temos os heróis, os vilões, os snobs e os apaixonados.
Eu vi a serie e gostei, achei-a interessante, gostei de conhecer alguns personagens que nunca ouvira falar e fiquei com vontade de ler alguns livros ou apressar a leitura de outros.
Lá no fórum dedicado ao meu querido ator preferido, ninguém gostou, porque o homem coitado cometeu a gaffe de não falar no Rochester e muito menos da Jane Eyre. E então acham que aquilo não vale nada e não sei bem que mais.
E eu pergunto, se a série se chama Faulks on Fiction, iam ser as visões de quem? do Pai Natal? Não eram as do Faulks, algumas ideias concordamos outras não. Mas infelizmente o homem cometeu a gaffe de não falar do livro preferido da maioria e dai ter sido logo rotulado disto e daquilo. Quando se lê ou se vêem este tipo de programas temos de ter a mente aberta e tentar ver o que os outros gostam ou não, e perceber que nem sempre todos irão achar o mesmo. É ao vermos como os outros entenderam o mesmo livro que crescemos enquanto leitores.

Nenhum comentário: