sábado, 6 de agosto de 2011

ontem num dos programas da manhã falavam sobre a inveja feminina e num bocado que vi - estava com alguma paciência para ouvir parvoíces - falavam que as mulheres invejam as outras e muitas vezes há mau ambiente nos locais de trabalho onde há muitas mulheres. Diziam que nós invejamos as roupas, o verniz, a maquilhagem que a outra usa, etc. Curioso é que nenhum dos homens disse: sabe, elas invejam a inteligencia ou a cultura da colega.
Estava agora a pensar no assunto e reparei nisso mesmo, nunca ninguém homem ou mulher invejou alguém pelo seu intelecto. Geralmente quem exibe inteligência ou cultura é votado ao desprezo, é algo que nunca é cobiçado, por um motivo simples, não salta à vista logo ninguém vê no imediato e na sociedade superficial em que vivemos o que conta é a aparência...

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade apesar de ser um contra-senso, pois a invejar, as pessoas deveriam invejar algum aspecto de personalidade positivo em outrém, mas isso significaria se rebaixar de alguma maneira, daí que todos e todas optam por demonstrar esse sentimento em atitudes e adereços de aparência. Mas olha que não é de todo falso o que esse pessoal dizia no programa, muita mulher junta não acaba bem.

Por acaos no meu trabalho que é dois terços homens e um terço mulheres, não acontece isso. Para mim é igual trabalhar com ambos devido á natureza do trabalho, mas sempre que existem conflitos lá dentro daqueles do "diz que disse", é quase sempre entre elas.

Existe um género de "dress code" lá dentro para homens e mulheres, não muito rigoroso, mas por exemplo o não andar de calças de ganga, levar ténis (para eles), e o não usar havaianas ou calçado demasiado descoberto, mini-saias, não usar que mostre demasiado as costas, decotes, etc para elas. No geral todo o pessoal cumpre com isso, mas de vez em quando lá vem o dia em que algum ou alguma infringe. Há dias houve uma discussão grave entre tres colegas minhas, porque uma comunicou ao chefe que x colega estava demasiado provocante no local de trabalho, e isto já é a 3a vez que acontece. Para os colegas ela estava um mimo :) mas para as outras não. É por estas pequenas coisas que acho a inveja feminina mais leatente e comum que a masculina.

Madrigal disse...

Eu penso que há mais competição entre as mulheres, até porque há mais pressão sobre nós. Infelizmente ainda temos muitas vezes que provar que somos capazes.
Dai haver mais inveja entre as mulheres até porque nos passam a vida a dizer que temos de ser assim ou assado e quem tenta e não consegue acaba por consumar a sua frustação com ataques aos outros ou invejas.

eu não sou mt a favor dos dress codes, porque penso que tem de haver bom senso nas pessoas. Infelizmente nem sempre é assim. Um homem com calças de gangas e uma camisa fica giro e se usar uns corsários tb fica engraçado e claro mostra as pernas e as mulheres agradecem :)
Agora ir trabalhar com aqueles calções super curtos de praia, isso já acho que não. Assim como certos vestidos ou outras coisas que são para levar para a praia tb não devem ser usados pelas mulheres no local de trabalho.

Anônimo disse...

Onde também notas essa diferença gritante e que gera a inveja, é na publicidade. Vês aqueles anúncios sobre produtos para emagrecer, ou para se manter na linha. Começam sempre "estás muito gorda?" "Não queres te olhar ao espelho?", "Os teus cabelos estão muito secos?", "aquelas calças já não te servem?" "o teu pesadelo acabou..." é um discurso quase sempre violento e pejorativo face ao estado em que as potenciais compradoras se encontram.

Nas publicidades dirigidas aos homens e falando naquelas mais de aparência, tipo gilettes e afins, o discurso é outro "ficas com a pele assim e assado..." "o desodorizante Axe poem-nas doidas" ou em publicidades de relógios onde ele está sempre bem vestido e com classe, para alem de aparecerem sempre umas mulheres por trás.

Porque nunca começam assim "achas que com uma camisa dessas alguma mulher olha para ti?" "Com esse desodorizante até os trolhas se afastam de ti..." Porque é que a atitude da publicidade é diferente para eles e para elas?

Acho que é uma questão de auto-estima, as mulheres parecem ser mais susceptiveis e influenciáveis ao que se diz delas, mas nem todas se importam.

Este exemplo que te dei, para não variar foi de uma amiga minha que não suporta publicidades para mulheres.

Madrigal disse...

por acaso nunca tinha pensado nisso, até porque o que mais me chama a atenção na publicidade é a ideia que usam para vender o produto, muito mais do que aquilo que estão a vender . Mas a tua amiga tem toda a razão e resumindo a ideia será: os homens tornam-se ainda mais bons com os produtos e as mulheres podem tornar-se boas, porque efectivamente ainda não são. :)