domingo, 14 de agosto de 2011

A Solidão dos Números Primos

Não sou grande conhecedora de cinema europeu, mas do que conheço aquele que vem de Itália é o meu preferido. Acho que os italianos contam estórias simples de uma forma bastante genuína, sem qualquer tipo de floreado ou máscara.
Este filme é baseado num livro que ainda não li e tenho pena porque gostei muito do filme. Mattia e Alice são dois jovens que parecem não encaixar no mundo que os rodeia, algo típico dos adolescentes, mas eles não encaixam por causa dos acontecimentos vividos na infância. Digo que tenho pena de não ter lido o livro porque a forma como o filme está feito deve ser igual à do livro, ou seja a narrativa alterna entre a idade adulta, a infância e claro a adolescencia. Este tipo de narrativa funciona em livro, mas num filme torna-o mais confuso.
Um dos aspetos curiosos do filme é Alice ver durante a infância anime, os desenhos animados japoneses que marcaram a infância de quem cresceu nos anos oitenta e até suspeito que ela estava a ver a mítica Candy Candy. à parte disso, todos os atores são excelentes, principalmente os que dão vida ao adolescente e adulto Mattia já que o rapaz poucas vezes abre a boca e trabalha com o olhar e a expressão facial. Um livro a ler e um filme a rever.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho o livro e foi dos melhores que li ano passado (na realidade li meia dúzia) mas o filme nunca vi nem sabia que existia. Boa sugestão :)

Menphis disse...

Ainda tenho que ver esse filme. O livro como sabes adorei.