domingo, 7 de agosto de 2011

Os Reality Shows e Eu

Há uns tempos, alguém me falava com entusiasmo de um programa sobre mulheres que tardiamente descobriam estarem grávidas. Pessoalmente, achei que aquilo era atirar areia para os olhos do espectador, pois, embora nunca tenha estado grávida, suspeito que é quase impossível não se perceber disso ou mesmo impossível, o corpo dá muitos sinais. Verdadeiro ou não, o que é certo é que o programa do qual essa pessoa me falou era um reality show ou algo próximo disso.
Nunca entendi o entusiasmo que as pessoas parecem ter por estes programas, quer nos muitos posts da blogosfera sobre o American Next Top Model ou o Peso Pesado, versão americana ou portuguesa, quer em conversas sobre os mesmos ao vivo e a cores. Sempre me senti excluída porque são programas que não despertam a minha atenção.
Claro que quando estreou o 1º Big Brother vi, mas ao fim de uma semana estava entediada e fui vendo as galas de expulsão, mas apenas porque me pareciam menos entediantes, já que quando os concorrentes iam para o confessionário falar com a Teresa Guilherme não davam uma para a caixa e isso tornava a situação hilariante. Cheguei a ver parte do segundo Big Brother, mas desisti a meio, espreitando ocasionalmente as Galas. Ao terceiro já tinha desistido completamente do formato. Se hoje me perguntarem os nomes dos concorrentes, eu lembro-me dos do primeiro e do segundo um ou dois.
Quando começo a ver um programa e percebo que é reality show, mudo logo de canal.
Confesso, como disse antes que não entendo a magia destes programas, qual é o prazer que isto dá a quem vê. Regra geral os concorrentes mostram tudo a troco de fama ou uma oportunidade no mundo da televisão. Ainda no outro dia estava a ver uma rapariga que esteve na casa dos Segredos a falar na televisão e diz ela a determinada altura: Sou uma figura pública. E nisto diz a minha cunhada muito depressa: Mas onde é que ela é figura pública?
Pois, são famosos porquê? Porque durante um tempo alguém achou-lhes piada e ao fim desse tempo voltaram à sua vidinha, vão ver o que é feito dos antigos concorrentes destes programas e tirem as vossas conclusões.

Nenhum comentário: