quarta-feira, 27 de maio de 2015

R e L duas formas de ver a vida

A R. e a L. são duas colegas que conheci há uns tempos atrás numa formação. São mais ou menos da mesma idade mas tiveram percursos muito diferentes. A R casou, teve filhos e há uns anos foi abandonada pelo marido. Ela estava quase sempre em baixo e muitas vezes não ia porque não se sentia com forças para o fazer. Entendo que ela se sentisse em baixo mas nunca lhe vi grande vontade de dar a voltar por cima.
Já a L nunca casou ou teve filhos. Tinha e tem uma mãe a seu cargo e uma vida com pouco dinheiro.
 
A forma como ambas encaram a vida e as suas atitudes podem ser vistas por simples comentários feitos no facebook.
Há dias partilhei uma foto no facebook, era uma imagem de manta em patchwork. E na brincadeira ( eu escrevo muitas coisas no facebook na brincadeira, as pessoas é que levam muitas vezes a sério) escrevi: quando for grande quero fazer coisas assim. A L comentou: altura tens, é meter as mãos ao trabalho.
Eu gosto de patchwork, mas não sou fã do processo criativo do mesmo, pois sempre o achei um pouco rígido para o meu gosto.
Mas o que ela diz tem a sua razão, nada se consegue sem trabalho, esforço e dedicação.
No mesmo dia a R comentou outra publicação minha, uma imagem da Branca de Neve em que dizia que o melhor que tinha a Branca de Neve não era o príncipe mais sim os animaizinhos que ajudavam.
Ela disse que também queria isso.
 
Este dois comentários espelham a personalidade das duas: a R. não se esforça para sair do buraco onde está, preferindo que alguém faça o trabalho. A L vai à luta.
 
 

Nenhum comentário: