domingo, 31 de maio de 2015

Sobre Downton Abbey

A propósito desta noticia, aqui vai um post que anda no meu pensamento há anos.
 
Corria o ano de 2010 e a Madrigal era habitué num fórum dedicado ao Toby Stephens. Eu tinha visto o trailer para Downton Abbey. Tinha muitas expetativas para a série. A minha amiga M, outra habitué do fórum disse-me: não tenhas tantas expetativas, pois as séries da ITV são mais fracas do que as da BBC. A BBC mima-nos.
A verdade é que a série começou e eu realmente não achei que era assim tao boa. Continuei a ver mais pelo Dan Stevens e pela Maggie Smith. Até que cheguei ao quarto episodio e comecei a gostar realmente, até aí a série sempre me pareceu algo desconexa e cheia de historias que não iam a lugar nenhum.
Eu sou uma pessoa que vê mais ficção de época que a maioria. São raras as séries de época que eu não vi. As melhores vem do Reino Unido, se bem que muita coisa boa também se vai fazendo nos Estados Unidos-
 
O que aconteceu a Downton Abbey e não aconteceu com outras séries tao boas ou talvez melhores foi o seguinte: quando chegou aos Estados Unidos foi um êxito muito grande e partir dai tornou-se a série que todos queriam ver. Quer fossem fãs do género quer não. O maior trunfo da série era mostrar uma família aristocrática e os seus criados. Por um lado não estava presa a um fim precoce, a maioria das séries de época adapta livros e por outro aquilo correspondia à forma como o mundo vê os ingleses.
 
Isto não tira mérito à série, pois é uma boa série, agora não é nem nunca será a ultima coca-cola do deserto, como a querem vender. Aliás, se formos rigorosos, há muito que o chão já deu as uvas que podia dar.
 
E agora um pequeno à parte, eu adorava quando a série começou por cá e a malta dos blogues escrevia posts a dizer pérolas: como adoravam séries de época ( nunca deviam ter visto nenhuma) e que a BBC nunca desiludia neste tipo de ficção.
 
E não há um legado de Downton Abbey. A televisão britânica sempre honrou a ficção de época dando nos longiquos anos 70 o Upstairs Downstairs e mais recentemente o Poldark.  

Nenhum comentário: