terça-feira, 19 de maio de 2015

The Vampire Diaries - algumas notas sobre o fim de mais uma temporada

Vi no fim de semana o último episódio de mais uma temporada desta série. Não sei ainda se voltarei para uma nova temporada. O que sei é que mais uma vez este fim confirma aquilo que penso sobre as séries de televisão durarem para lá daquilo que devia ser permitido. Mas este post não é sobre isso.
Este post é sobre uma série que venho a acompanhar e que me cativou quase desde o primeiro episodio. Não é a melhor série do mundo, nem sequer tem os melhores atores da atualidade e está cheia de teen drama, mas cativou-me.
 
Eu sempre gostei de histórias de vampiros apesar de não ser fã de fantasia ou horror ou seja lá que género isto pertence. Para mim o vampiro vence dois maiores medos da humanidade: envelhecer e morrer.
 
Inicialmente achei que esta série ia ser uma banhada estilo o twilight. mas à medida que fui vendo percebi que não. Apesar de todos os defeitos a série tinha uma mitologia muito interessante e prendia o espectador com twists inesperados, mantendo vivo aquele sentimento: o que vai acontecer a seguir.
Mas foi em Damon que encontrei o maior atrativo da série. Um bad boy incorrigível mas também uma alma torturada à procura de redenção, um personagem denso e do qual eu gostei. Inicialmente apresentado como antagonista depressa passa para o lado dos bons.
Apesar de todo o seu egoísmo ele era também capaz de amar e foi no amor que acabou por encontrar a redenção ou vá parte dela.
Damon apaixona-se por Elena, a namorada do irmão e por amor a ela tem gestos de verdadeiro altruísmo, como por exemplo, quando ele e ela tentam recuperar o irmão que tinha se tornado um vampiro do mal.
Eu sempre torci pelo Damon, eu torço sempre por aquele que não é correspondido. Eventualmente Damon fica com Elena, nas séries é mesmo assim. E com todos os altos e baixos inerentes a uma relação eles lá foram ficando juntos.
O problema veio da vida real, os atores que dão vida aos personagens apaixonaram-se, viveram um amor e há uns tempos separaram-se. Ele arranjou logo outra. Nunca entendi como é que as pessoas se declaram apaixonadas hoje por uma pessoa e apaixonadas por outra amanha. Mas pronto, isso seria tema para um post. O que é certo é que isso ditou a saída da atriz da série. Ela diz que não, mas eu não acredito.
E como era a protagonista os argumentistas tiveram de arranjar um forma de ela partir, mas ao mesmo tempo não a mataram. Foi uma boa saída, colocar Elena como uma espécie de Bela Adormecida.
A série tem vindo a perder qualidades desde a quarta temporada e o que me foi mantendo presa ao ecrã foi mesmo a relação Damon e Elena. Não sei que rumo a série vai tomar, talvez seja interessante ver como Damon reage a isto tudo.
Como disse no inicio não sei se voltarei a ver. Para mim é um ciclo que se fecha.

Nenhum comentário: