segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ficheiros Secretos

As pessoas surpreendem-se sempre quando eu digo que os Ficheiros Secretos são a minha série favorita de sempre.
Tu gostas disso?? Tanto E.T., tanto monstro, tanta cena marada que não lembra ao diabo.
Eu sempre gostei de Ficção Cientifica, embora nunca me tenha aventurado na leitura do género. Acho que quem escreve tem muita imaginação. Claro que não gosto nada de horror, terror, seja qual for o termo mais correto a usar.
O que me fez gostar de ficheiros secretos foi um lado humano que existe em muitas historias. Como naquela do homem que precisa de gordura para viver e procura na net mulheres gordas para satisfazer a sua necessidade. Lembro-me da Scully o acusar de ser um predador e tal, e ele se defender dizendo que lhes dava algo em troca. E dava, o sonho e a possibilidade de serem amadas apesar de não encaixarem no cânone normal de beleza. Há também aquele pai que se arrisca num jogo muito arriscado para conseguir curar a filha. O drama de Mulder em busca da irmã, uma dor que parece nunca curar. Não acho que seja uma dor que cure, pois vive-se sempre na incerteza. Há também o Donnie, o monstro mais real e por isso mesmo o mais assustador. E eu podia continuar, pois em quase todas as histórias temos um lado humano que irá sempre cativar o telespectador.
 
Há umas semanas quando, por fim, foi dado como certo o regresso da série, eu fiquei com mixed feelings. Se eu quero voltar a ver o Mulder e a Scully, sim quero muito. É dos casais que eu mais gosto da ficção. Adoro a química e a forma como apesar de serem tão diferentes se parecem completar. E saber que muito possivelmente vai voltar aquele sentimento que se torna cada vez mais raro: Oh meu Deus!! o que vai acontecer agora???
 
Mas por outro lado, eu penso no filme, penso na ultima temporada, muito inferior às outras e penso que se calhar não vai valer a pena. Pela relação Mulder e Scully vale sempre a pena, mas não sei se valerá pelas historias. O filme só vale a pena por eles.
 
Por isso aguardo a chegada do dia 24 de Janeiro de 2016 para ver o que vai sair daqui e até lá haverá com certeza uma maratona de Ficheiros Secretos. A ultima maratona que fiz deve ter sido em 2010 ou 2011. Está na hora de voltar a ver.  

3 comentários:

Pulha Garcia disse...

A minha preferida não digo, mas sem dúvida uma das melhores de sempre. (e eu nem gosto particularmente do género de ficção científica). Ps e sempre torci para que a Scully e o Mulder tropeçassem um no outro...

Madrigal disse...

os ficheiros secretos são considerados, pelos entendidos, uma espécie de pais das series que vieram na década seguinte.
Alguns fãs dizem que foi a relação mulder e scully ter evoluído para algo mais que matou a série :D mas isso não é verdade, as series vão-se desgastando ao longo das temporadas. No caso dos ficheiros até conseguiram sp um equilíbrio bom em todas, claro que umas vezes a tender para o melhor outras para o pior. A ultima é que foi mesmo fraquinha, mas lá está o Dogget e a Reys não tinham a química mulder/scully e isso era uma parte importante da serie.

Madrigal disse...

os ficheiros secretos são considerados, pelos entendidos, uma espécie de pais das series que vieram na década seguinte.
Alguns fãs dizem que foi a relação mulder e scully ter evoluído para algo mais que matou a série :D mas isso não é verdade, as series vão-se desgastando ao longo das temporadas. No caso dos ficheiros até conseguiram sp um equilíbrio bom em todas, claro que umas vezes a tender para o melhor outras para o pior. A ultima é que foi mesmo fraquinha, mas lá está o Dogget e a Reys não tinham a química mulder/scully e isso era uma parte importante da serie.