segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Festa de Natal Empresarial

Há dias dei por mim a agradecer o facto de este ano não ter trabalho, é um contra senso, mas eu passo a explicar.
Quando tinha um emprego tinha também a festa de natal, um almoço. Tinha de pagar cerca de oito euros isto quando entrei e dez na última vez que fui, para comer meia dúzia de rissóis outros tantos bolinhos de bacalhau e um copo de sumo.
A empresa onde trabalhava não se podia chegar à frente para pagar uma coisa em condições e então nós pagávamos os ditos oito euros para chegar às três da tarde e ter de comer um bolito para enganar a fome. O problema era que contratavam uma empresa que praticava a economia. Se temos cinco convidados em nossa casa e vamos servir de entradas os ditos rissóis, quantos compramos? Dois para cada um e mais cinco que há sempre quem goste de repetir, mas a dita empresa fazia para aí cinco rissóís para cada quatro pessoas.
Depois e recuperando o espirito de anos anteriores que eu ainda não estava lá, começaram a pedir às pessoas para levar o equivalente do dinheiro em comida e quem quisesse dava o dinheiro.
É certo que ninguém passava fome, mas o espirito natalício frouxo mantinha-se. Supostamente a ideia era conviver com as pessoas de outros departamentos, mas não, as pessoas falavam com quem falavam o resto do ano. Enfim, eu até sou anti-social, mas eu via que os outros também não tagarelavam com ninguém fora das suas relações.
No meu último ano revoltei-me e decide baldar-me à festa, engraçado foi perguntarem-me: então madrigal, não vais à festa de Natal? e eu a dizer que não e até acho que cheguei a dizer se não queriam também baldar-se e irmos todos antes comer a bela da francesinha. Eu digo que é engraçado porque quem me fez essa pergunta foi uma pessoa do meu departamento e quem organizava ( ficava com os nomes das pessoas que iam participar) pertencia a outro, isto diz muito do profissionalismo da pessoa em questão.
No dia da festa fui à Pizza Hut, comi pão de alho que adoro, uma mini-pizza, bebi coca-cola e ainda tive direito a sobremesa e soube-me muito bem.
Estas coisas são para mim uma boa anedota, melhor só mesmo o dia da empresa, mas sobre isso falarei num dos próximos episódios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já soube que houve o jantar de Natal da mnha empresa, mas felizmente aqui não temos que ir só para ficar bem na fotografia. Como isto é demasiado formal e tenho mais que fazer, nem respondi ao email de confirmação...

Menphis disse...

O meu jantar de Natal de empresa é realizado sempre em Lisboa, como isso me daria muita despesa, opto sempre por não ir. Aqui, no Porto, como somos 5 optamos sempre por almoçar/jantar fora. Quero dizer, este ano é mesmo o primeiro, o chefe paga :p mas não é apenas rissóis, é um almoço normal :-)