quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Table for Two

Quando fui comprar o bilhete para este espectáculo após uma breve discussão sobre qual seria um bom sítio - isto era um espectáculo largamente visual- pelo que onde se visse melhor era onde eu queria estar, lá houve fumo branco da minha parte e disse, pode então ser para a plateia. O rapaz, simpático, disse: arranjo-lhe dois para aqui, e apontou. Ao que eu atalhei: é só um. O rapaz olhou-me admirado por breves segundos e lá fez o seu trabalho. Já no dia do espectáculo o rapaz que indicava os lugares ao dar-lhe o bilhete disse: está sozinha? e eu respondi que sim, confesso que não sei a expressão da sua cara porque não reparei estava mais interessada em ir sentar-me.
Eu não convidei ninguém para ir comigo porque já sabia que ia ter respostas negativas e detesto andar a pedir para irem, quando posso perfeitamente ir sozinha. Mas o que é certo e a atitude das pessoas demonstra isso mesmo, é que de maneira geral a sociedade não tolera/aceita alguém só, no seu círculo. Reparem, como nos fins de semana muito raramente vemos alguém a jantar ou almoçar fora sozinho. Ou a passear sozinho...
Mas, nem é sobre isso que eu quero falar, é mais sobre o seguinte: o facto de as mulheres que não têm namorado/marido serem muitas vezes rejeitadas pelas que estão comprometidas. Quantas vezes terminam amizades de anos, só porque não querem solteiras perto dos seus homens. É daquelas coisas que nunca entendi, nunca vivi, felizmente, mas ouço falar e não consigo perceber.
Numa sociedade que se quer moderna, evoluída e tudo mais, faz algum sentido torcerem o nariz a quem vai a um espectáculo sozinho ou fecharem a porta de casa a quem não tem namorado? Pessoalmente acho que não, no primeiro caso nem sequer comento, mas no segundo, acho que se calhar quando as amigas têm alguém possivelmente são aquelas que mais depressa se tornam perigosas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei incrédulo ao ler isso, até por que há uns anos atrás ouvi uma amiga a contar uma situação dessas mas ainda assim acho q não é assim nada de muito frequente. Um dia exporei o que penso sobre essa temática.

Madrigal disse...

fico à espera da tua análise sociólogica. :)

Menphis disse...

Sei bem do que estás a falar...então no cinema..LOL.mas já foi algo que me chateasse mais.

Madrigal disse...

Menphis, vai ao Dolce Vita que ninguém olha de lado. :) eu já lá fui sozinha e não me senti olhares estranhos. :)