sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vistas curtas

Quando eu era pequena era completamente apaixonada pela série de desenhos animados " Ana dos Cabelos Ruivos", só mais tarde quando vi a série já bastante crescida ( foi em 2007) é que percebi o porquê de tanta paixão, eu tenho o feitio da Ana, embora a minha vida seja diferente da dela.
Uma vez falava eu disto num fórum, um dedicado ao meu actor preferido, quando alguém diz que não percebia o porquê de tanta gente gostar de uma órfã ruiva e tantos japoneses irem visitar a Ilha do Príncipe Eduardo no Canadá, isto dito por uma pessoa que lá vive.
É claro que a pessoa tinha vistas curtas e não percebia o apelo. Literáriamente falando uma estória, se bem contada, pode apelar a uma pessoa de outro país, se não fosse assim, os escritores não saltavam as fronteiras do seu país. Não querendo dar uma de snob ou achar-me melhor do que os outros, tenho sinceramente pena destas pessoas que não conseguem ver mais além e perceber que quando algo nos fala não interessa se isso é feito por alguém do nosso país ou não.
No caso da Ana dos Cabelos Ruivos, trata-se de uma série de livros, que foram escritos por uma canadiana, os japoneses viram potencial na estória e adaptaram o primeiro livro. A RTP comprou a série dobrou-a e fez-me descobrir algo verdadeiramente sublime.

Nenhum comentário: