sábado, 25 de dezembro de 2010

Presentes de Natal

Quando andava na escola primária, após as férias de Natal, a professora perguntava a cada um de nós o que tínhamos recebido no Natal.
Era aqui que os miúdos que tinham menos prendas se sentiam tristes porque os outros tinham tidos muitas mais ou até aquilo que eles tinham pedido e não tinham tido.
Se fosse hoje isto seria considerado anti-pedagógico, julgo eu, e ainda bem porque as crianças têm o direito a se sentirem integradas e não discriminadas ou olhadas de lado. Não quero com isto dizer que acho que se devam proteger as crianças e dar-lhes tudo, mas no meu entender esta situação era desnecessária e acredito que difícil para alguns dos meus colegas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom tema. A escola, especialmente a primária sempre foi anti-pedagógica especialmente devido à fraca preparação dos professores. É que eu ainda sou do tempo de haver um crucifixo na parede de trás da sala e ás tantas em uma ou outra escola ainda deve haver.

Madrigal disse...

não me lembro de haver um crucifixo, mas havia uma regua e uma cana que trabalhavam muitas vezes principalmente a régua.